O evento contou com rodada de pitches e intenso networking. Também marcou a graduação de startup no programa de incubação da Incamp
Texto: André Gobi - Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp
A injeção de investimentos em uma startup pode significar um ponto de virada no negócio, impulsionando seu desenvolvimento e definindo seu sucesso. Visando conectar novos negócios e investidores, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), realizou, no dia 12 de dezembro, a edição 2024 do Encontro com Investidores.
O evento é organizado desde 2016, para conectar startups do ecossistema de empreendedorismo tecnológico fomentado pela Inova Unicamp com investidores, aceleradoras de startups e instituições parceiras. Participaram do evento empreendimentos ligados à Incubadora, entre startups incubadas e graduadas, além de algumas startups hospedadas no Parque Científico e Tecnológico, também sob gestão da Inova Unicamp.
A abertura do Encontro foi realizada pelo professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, que apresentou as atividades desenvolvidas pela Agência. Na sequência, a coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Agência de Inovação, Mariana Zanatta Inglez, apresentou aos visitantes os principais indicadores do Parque Científico e Tecnológico e da Incamp.
O diretor-executivo da Inova falou sobre a importância dos investimentos para ecossistemas de startups e ressaltou a importância do evento no sentido de promover a aproximação e fomentar a relação dos empreendedores com redes de investidores.
“O papel do investidor é essencial para o sucesso de um ecossistema de empreendedorismo. É o investidor que injeta capital inteligente nas startups, permitindo que elas invistam nas suas tecnologias, nos seus processos. Os investidores ainda trazem suas experiências e suas redes de contatos, que também permitem que a startup ganhe em escala e se torne um sucesso”, declarou Lopes.
Startups impressionam banca de investidores
Durante o evento, representantes de nove startups do ecossistema fomentado pela Inova Unicamp apresentaram seus modelos de negócios a uma banca de investidores e aceleradoras, que fizeram questionamentos e teceram comentários sobre os empreendimentos. As startups que apresentaram seus negócios no evento são: DPR Engenharia, Echave, Homebook, Match IT, Movendo Latam, Perceptus.ai, R&R Novabio Ocular, Singular Seeds e HP Aer.
Participando pela primeira vez do evento e compondo a banca de investidores, Simone Luvizan, da GV Angels, avaliou de forma positiva o evento e destacou a relevância das áreas nas quais as startups estão atuando, ressaltando como esse fator pode gerar interesse de investidores.
“Fiquei bem impressionada com as startups, tanto na qualidade das soluções que elas apresentam, quanto na relevância dos temas que estão abordando e na robustez da tecnologia. Foi possível ver que as startups da Incamp e do Parque da Unicamp estão atentas a questões reais e estão usando, de fato, novas tecnologias e isso interessa muito a investidores e ao mercado”, pontuou Luvizan.
A análise positiva é compartilhada por Filipe Garcia, da WOW Aceleradora, que destacou a excelência do ecossistema de empreendedorismo e de inovação existente na Unicamp, que é fomentado pela Inova.
“A Inova Unicamp faz um trabalho fantástico com startups. Muitas das startups nas quais investimos vieram de incubadoras, então, acreditamos que fazer parte de uma incubadora de excelência como a Incamp faz toda a diferença. Fazer parte de um ecossistema como esse pode ser muito proveitoso para as startups que, possivelmente, serão investidas por aceleradoras e por fundos de investimento”, ressaltou Garcia.
Além de Luvizan e Garcia, também participaram da banca de investidores e aceleradoras os representantes das seguintes instituições: Miguel Chaves, da Caos Focado; João Comércio, do Grupo Innovatech, José Azarite, da Venture Hub, e Matheus Provinciali, da StartUB!.
Após a rodada de pitches, os representantes das startups e os investidores tiveram a chance de estreitar relacionamento e promover uma troca de experiências e informações, ampliando suas redes de contatos no coquetel de networking promovido pela organização do evento.
"Conectar essas startups com investidores é essencial para fomentar um ecossistema de empreendedorismo e inovação. Quando unimos o potencial tecnológico das startups ao suporte estratégico e financeiro dos investidores, criamos um ambiente propício para que as soluções incubadas na Unicamp possam beneficiar toda a sociedade”, disse Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo.
Evento também marcou graduação na Incamp
Durante o Encontro com Investidores, a Singular Seeds, empresa que surgiu da competição Desafio Unicamp, recebeu o certificado de graduada pela Incamp, finalizando o programa de incubação iniciado em 2021. A startup, que foi fundada por Caio Rosa e Thiago Felix no ano em que foi incubada, realiza análises de imagem para classificar qualidade de grãos como soja, milho, café e cevada.
Vital Yasumaru, supervisor de empreendedorismo da Inova e da Incamp, parabenizou a empresa pela conquista e pela jornada ao longo de três anos no processo de incubação.
"A Singular Seeds, como toda deeptech, tem uma esteira de desenvolvimento mais longa, que envolve muita pesquisa e desenvolvimento antes de chegar ao mercado. Nesses três anos, os empreendedores foram resilientes e focados, alcançando grandes empresas do setor, e hoje estão realizando provas de conceito e projetos pilotos junto a elas. Em se tratando de incubação, é uma grande conquista", destacou
A empresa foi uma das finalistas em 2020 do Desafio Unicamp, competição de modelagem de negócios baseada em tecnologias da Universidade e organizado anualmente pela Inova Unicamp. A participação na competição impulsionou o nascimento da startup e seus fundadores a se inscreverem no programa de incubação da Incamp, na sequência.
Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Essa grande rede de talentos funciona como catalisadora de novas ideias e negócios, criando um importante elo entre o ambiente acadêmico e o mercado, e facilitando a colaboração com Unicamp.
A Incamp integra esse ecossistema por meio de seu Programa de Incubação de empresas, que oferece apoio e mentoria de profissionais, além de oportunidades de networking, por até três anos.