Exclusivo para docentes da Universidade, o evento buscou capacitar professores para que possam incorporar competências empreendedoras em seus cursos por meio do método alemão chamado EntreComp
Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Como parte de suas atividades de internacionalização e a fim de promover a capacitação de docentes no ensino de empreendedorismo no ambiente acadêmico, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu o workshop “Incorporando o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras nos Cursos Universitários em Diversas Disciplinas”, exclusivo para docentes da Universidade.
Realizado no dia 07 de novembro na Casa do Professor Visitante (CPV) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP), o workshop foi ministrado por Thorsten Kliewe, professor de empreendedorismo, gestão e negócios da Universidade de Fachhochschule Munster, na Alemanha, e presidente do conselho da Acreditadora Internacional para Universidades Empreendedoras (ACEEU). O conteúdo trabalhado durante o workshop, bem como as atividades práticas executadas, buscaram capacitar professores da Unicamp em habilidades específicas, preparando-os para impulsionar projetos envolvendo temas de empreendedorismo no ambiente acadêmico junto aos alunos e outros docentes.
A abertura do evento foi realizada pelo professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, que destacou a importância do workshop e também das atividades promovidas pela Agência de Inovação para a comunidade docente, como a inclusão de conteúdos sobre empreendedorismo no meio acadêmico.
“Esta é uma excelente oportunidade para que os docentes possam ter contato com esses conteúdos voltados a promover a inovação e o empreendedorismo em seus cursos e em seus projetos. Também promove uma importante troca de experiências e de ideias para a inserção de conteúdos sobre empreendedorismo nos cursos, que certamente vão evoluir com as atividades desenvolvidas no workshop”, declarou Lopes.
Trabalhando competências empreendedoras entre docentes
O workshop foi desenvolvido de forma a encorajar e capacitar docentes da Unicamp a integrar o empreendedorismo em suas disciplinas por meio de competências específicas. Para isso, o professor Kliewe utilizou a metodologia EntreComp (Entrepreneurship Competence Framework, ou quadro de competências empreendedoras em tradução livre).
Trata-se de um modelo de competências criado para fomentar o empreendedorismo que pode ser aplicado em diversas áreas, como educação e negócios, capacitando profissionais para atuarem de forma criativa e adaptável, seja no desenvolvimento de novos negócios ou para fazer alterações necessárias em projetos já existentes.
“O principal objetivo deste workshop com o método EntreComp é capacitar docentes para que integrem competências de empreendedorismo em cursos já existentes ou considerem essas competências quando estão desenvolvendo novos cursos. Esse é um desafio que temos em muitas universidades mundo afora”, explicou Kliewe.
O modelo proposto no EntreComp se baseia em três áreas principais de competências, que são: Ideias e oportunidades, fase na qual se deve trabalhar as competências para identificação e avaliação de oportunidades, assim como problemas e soluções; Recursos, que contempla o desenvolvimento de habilidades para gerência de recursos humanos, financeiros, tempo, além de recursos externos; e Ação, que envolve a prática de competências de empreendedorismo, como resiliência, aplicação de projetos, tomar iniciativa e aprender com as experiências.
Para Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, atividades de capacitação em empreendedorismo para docentes são parte das ações desenvolvidas pela Inova e são conteúdos essenciais para que os docentes possam incorporar e aprimorar a forma como abordam temas de empreendedorismo em seus cursos.
“A Inova Unicamp promove ações para capacitar docentes de diversas áreas nos temas de empreendedorismo e inovação com o objetivo de que eles possam aplicar esses conhecimentos em seus cursos. A ideia é que, com base nessas atividades, os docentes possam aprimorar a forma como incorporam temas de empreendedorismo em suas aulas”, comentou Zanatta Inglez.
Atividade prática e engajamento
Após introdução teórica sobre o modelo, foi realizada uma atividade prática, na qual os participantes formaram três grupos e desenvolveram uma proposta de curso contendo conteúdos de empreendedorismo seguindo o modelo do EntreComp. Para isso, foram distribuídas fichas contendo as competências que se enquadram nas três áreas principais (ideias e oportunidades, recursos e ação) para serem usadas como norteadoras na escolha de quais competências empreendedoras seriam desenvolvidas no curso. A proposta foi que os participantes utilizassem a criatividade para elaborar o projeto, ampliando horizontes e fugindo do que já estão habituados em suas práticas docentes.
Para montar a estrutura do curso, cada grupo usou um modelo de canva proposto pelo ministrante, que ficou amplamente exposto na parede. Nele, foram inseridas todas as competências consideradas cruciais para serem trabalhadas na proposta desenvolvida na atividade, assim como quais seriam os objetivos, modalidades e recursos necessários no curso.
Ao final, cada grupo expôs seu projeto de curso explicando os motivos e as aplicações de cada competência escolhida. Para Kliewe, o workshop foi um sucesso em vista do engajamento demonstrado pelos docentes de diversas áreas da Unicamp, que interagiram e discutiram possibilidades de aplicação dos conteúdos e da metodologia apresentados no evento.
“O que pudemos ver neste workshop, com docentes de diferentes disciplinas, é que a metodologia que usamos funciona. Geralmente, é muito difícil para docentes trabalharem com materiais que estão além de sua disciplina. Mas tivemos aqui um engajamento muito forte desde o primeiro momento, com os participantes realmente participando da atividade”, celebrou Kliewe.