Na imagem estão pessoas sentadas em cadeiras de frente para um telão, que está com slides mostrando oportunidades para startups na Europa. Fim da descrição.
 

As oportunidades do Programa Rising Up foram divulgadas durante um evento promovido pelas duas instituições, que aconteceu no prédio Anexo, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. As inscrições para o Programa vão até o dia 15 de junho

Texto e foto: Antônio Marinheiro

No dia 28 de Abril, a Agência de Inovação Inova Unicamp sediou em Campinas, no auditório do Anexo, um dos seis prédios que integram o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, o evento Rising Up in Spain 2022, contando com a presença da Embaixada Espanhola, do Sebrae Campinas e da FINEP, financiadora de estudos e projetos. O encontro teve como objetivo a promoção do programa voltado para startups estrangeiras que tenham interesse em ingressar no mercado europeu, tendo a oportunidade de passar seis meses na Espanha, com todo o apoio para documentação, geração de conexões com o ecossistema de startup espanhol e investidores internacionais.

Programa Rising Up é oferecido pela Invest in Spain, que é uma divisão executiva da ICEX Trade and Investment, uma entidade pública orientada para negócios da Secretaria de Estado do Comércio, do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

Adrián Blanco Estévez, Head of Funding Department & Head of Latam-Desk, do ICEX Espanha Exportação e Investimentos Madrid, apresentou o cenário empreendedor da Espanha, elencando métricas, estruturas tecnológicas e qualidade de vida no país, realçando o crescimento do investimento em Startups nos últimos anos.

RISING UP IN SPAIN

O programa Rising Up in Spain terá suas inscrições abertas entre os dias 1 de Maio e 15 de Junho e contará com oportunidades para sócios locais e startups interessadas em se estabelecer na Espanha, onde irão se envolver em projetos de inovação aberta, hospedadas por uma empresa espanhola, aproveitando de um espaço de coworking e programa de aceleração.

Confira o Cronograma:

  • Inscrições – 1 de maio a 15 de junho
  • Avaliação
  • Seleção das Startups – meio de julho
  • Chegada na Espanha – à definir
  • Programa de Aceleração – de 2022 ao início de 2023

Assista ao vídeo do Programa aqui.

Inscrição e mais informações em: https://www.investinspain.org/en/risingup

UNIDADE DE INOVAÇÃO – SEBRAE CAMPINAS

O Sebrae Campinas apresentou sua unidade de Inovação que realiza programas de fomento à inovação tecnológica, com um novo plano de apoio à inovação e startups, abrangendo startups científicas, startups digitais, hubs de inovação e ambientes & ecossistema. Em meio a isso, a unidade de inovação oferece editais Sebrae Fapesp de apoio à pesquisa, inovação e empreendedorismo (mais detalhes em: https://agencia.fapesp.br/fapesp-e-sebrae-lancam-dois-editais-de-apoio-a-inovacao/38487/).

Lívia Bernardes, gestora dos programas de inovação do Sebrae Campinas, foi quem explicou para os presentes sobre a unidade de inovação e tirou dúvidas sobre o assunto.

ESPAÇO FINEP – EDITAIS 2022

Durante o evento também houve a divulgação do edital de 2022 do espaço Finep. Rochester Gomes da Costa, analista do departamento de empreendedorismo e investimento em startups da Finep, foi quem realizou a apresentação, onde expôs os riscos do mercado as startups e divulgou oportunidades de aceleração nas frentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação; captação de recursos e comunicação e marketing.