Texto: Christian Marra | Colaboração: Tote Nunes| Fotos: Divulgação
Entre os últimos dias 15 e 19 de maio, a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), e Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, integraram uma comitiva brasileira de intercâmbio sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo em Barcelona (Espanha) e Oeiras (Portugal). A imersão fez parte das atividades do projeto de implantação da Vila de Startups, financiado pela Finep.
O objetivo da viagem foi conhecer a estrutura organizacional e os mecanismos de sustentação do ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico da capital da Catalunha e de um parque de referência em Portugal, buscando adquirir conhecimento para a qualificação do nosso ecossistema e estabelecer parcerias com os principais representantes locais do setor. Outro importante objetivo foi apresentar o ecossistema de inovação e tecnologia de Campinas, em especial o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), cujo plano diretor urbanístico foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).,
Em Barcelona, foram três dias de imersão ao lado de especialistas que são referências internacionais da academia e de representantes do governo local. Na comitiva brasileira estiveram presentes o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, acompanhado das Secretárias municipais Adriana Flosi, do Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e Carolina Baracat, do Planejamento e Urbanismo, o Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), Germano Rigacci, o gestor de parcerias do HIDS, Eduardo Gurgel do Amaral, e Diane Teo, gerente de inovação do Espaço Mescla da PUC Campinas.
“Duas das três partes da tríplice hélice (poder público e academia) de Campinas demonstram estar comprometidas e alinhadas para o alcance do bem comum para a população, visando o desenvolvimento tecnológico de nosso país. Queremos propiciar condições para reter, na região, o capital humano que Campinas já forma. Queremos fomentar a cultura da criação de empresas como opção de carreira aos alunos. Voltamos cheios de ideias e muito inspirados.”, destacou Frattini.
Atividades de imersão em Barcelona
A agenda da missão começou com uma visita à Universidade de Barcelona (UB), onde os participantes foram recebidos pelo reitor Joan Guardià e por dirigentes da Universidade. Na ocasião, foi discutida a realização de acordos e parcerias entre a instituição e a Unicamp nas áreas de inovação e empreendedorismo. Em seguida, a equipe da Inova Unicamp visitou o Parque Cientifico e, na sequência, o espaço de empreendedorismo da universidade, o StartUB!, que tem Matheus Provinciali como gerente de inovação e empreendedorismo do espaço.
No segundo dia foi feita uma visita ao distrito 22@ de Barcelona, um projeto que visa transformar o bairro de Poblenou em um polo para empresas de tecnologia e inovação. Seu principal mentor, Josép Miquel Piqué, foi o anfitrião da comitiva brasileira. No local, encontra-se o espaço Barcelona Activa, uma iniciativa do governo da Catalunha para apoio ao empreendedorismo. A parada seguinte foi na sede da Acció, a agência catalã para promoção da competitividade empresarial.
O reitor da Unicamp, professor Antonio Meirelles, disse ter ficado entusiasmado com as iniciativas já implementadas em Barcelona, como o Parque Científico e, especialmente, o distrito inteligente 22@ de Barcelona:
“Trata-se, sem dúvida, de uma inspiração para o HIDS, mas acredito que estamos em condições ainda melhores, em termos do ponto de partida, que as verificadas em Barcelona. Primeiro, temos uma área muito maior. Nós contamos, ainda, com uma estrutura de inovação já instalada. Por fim, reunimos condições especiais no que se refere ao meio ambiente. Temos muito mais áreas verdes. Isso tudo nos leva a projetar um futuro altamente promissor para o nosso HIDS e para sua capacidade de alinhar inovação, sustentabilidade ambiental e inclusão”, avalia o reitor.
A estadia em Barcelona concluiu-se no dia 17 de maio, com uma visita à Universidade La Salle/Technova, uma universidade privada que enfatiza a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo em seus programas e promove uma ativa incubadora de empresas.
“Esta foi uma oportunidade única para reunir os importantes atores do ecossistema de Campinas, como o governo – por meio da Prefeitura – e suas universidades, com o respectivo ecossistema de Barcelona e aprendermos com as iniciativas locais, levando ideias e experiências valiosas para nossas ações de apoio ao empreendedorismo, para a ampliação de nosso Parque e para o desenvolvimento do HIDS”, finalizou Zanatta Inglez sobre o intercâmbio.
Visita ao Tagus Park – Portugal
O destino seguinte da viagem foi o Tagus Park, o maior parque de Ciência e Tecnologia de Portugal. Situado em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa, ele tem como finalidade a instalação, o desenvolvimento e a promoção de empresas de tecnologia, oferecendo estrutura e suporte completo de serviços às empresas do setor nele instaladas.
Nessa ocasião, a equipe da Inova Unicamp participou de uma reunião conduzida pelo CEO do Tagus Park, Eduardo Baptista Correia, com a presença da responsável pela área de comunicação e eventos, Graça Guimarães. Em seguida, a equipe visitou a incubadora do parque, guiada por sua gestora, Fernanda Melo.
Com relação ao Tagus Park, Zanatta Inglez comentou que “a visita foi importante para nos trazer uma visão com um enfoque mais empresarial e de negócios, contribuindo para ampliar os horizontes do nosso benchmarking”.