Texto: Leonardo Scramin | Fotos: Ana Palazi e Kátia Kishi
A Agência de Inovação da Unicamp recebeu pesquisadores, empreendedores e potenciais empreendedores ligados ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e à Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) durante visitas institucionais realizadas no dia 29 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente.
As visitas ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Campinas são um importante instrumento para apresentar o ecossistema empreendedor da Unicamp, debater as temáticas de inovação, transferência de tecnologias, processos de proteção da Propriedade Intelectual e promover o que é desenvolvido dentro da Universidade.
No dia 29 de novembro, pesquisadores e empreendedores de sete estados brasileiros e do Distrito Federal, ligados ao Catalisa HUB, estratégia de inovação aberta do SEBRAE, conheceram o funcionamento e gestão da Inova Unicamp, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade (Incamp).
Os participantes fizeram um tour pelos prédios do Parque e, na sequência, se reuniram no Prédio da Incamp para uma troca de experiências. As apresentações foram conduzidas pelas analistas Kátia Kishi e Luciana de Oliveira Silva, e contou ainda com o case da incubada Plasmotech, uma empresa-filha da Unicamp voltada para processos de conservação de produtos alimentícios utilizando a tecnologia de Plasma Frio.
“A visita dos participantes da Conferência ANPEI 2022 à Inova abre uma janela de oportunidades, com exemplos práticos de simplificação de processos e solução de problemas, um ponto de apoio fundamental”, explica Kaly Camargo, do Hub Catalisa.
No dia 2 de dezembro, a Inova recebeu uma visita técnica promovida pela ANPEI, dentro das atividades da Conferência ANPEI de Inovação 2022, maior evento de inovação setorial do Brasil, que aconteceu em Campinas com apoio da Inova Unicamp.
Profissionais ligados à pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil participaram de uma apresentação institucional, realizada pela Profa. Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, e conheceram o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com visita aos laboratórios da empresa graduada da Incamp, Bioacids, e da empresa incubada, Autocoat, no Prédio LIB.
"As visitas institucionais promovidas pela Inova são de extrema importância para fazermos conexões com outros agentes de inovação e promover o ecossistema empreendedor da Unicamp. É uma alegria saber que somos referência e poder compartilhar o nosso modelo de gestão com as pessoas que querem nos conhecer”, destaca Ana Frattini.
Os participantes também puderam acompanhar os pitches de quatro startups sediadas ou com laboratórios de P&D no Parque da Unicamp: Semantix, que trabalha em soluções focadas em Big Data e Inteligência Artificial; MatchIT, que acelera a evolução digital das empresas conectando os fornecedores de serviço de TI; NEGER Telecom, com atuação nos mercados de Telecomunicações, Internet e Sistemas de Defesa e Segurança Pública; e Bioprocess Improvement, uma startup focada em processos biotecnológicos industriais.