search
Foto da sala no Prédio Vértice com os convidados do Investors Day. Imagem destaca, ao fundo, a roda de conversa com os três investidores presentes no evento, ao lado de Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp. A parede, branca, conta com a projeção da imagem do evento, que leva o nome "Investors Day". O registro também capta o público, que de costas para a foto assiste sentada a conversa sobre investimento apresentada na frente da sala. Fim da descrição.
Evento focado em networking incluiu pitch de empresas e investidores; organização também foi ponto de arrecadação de itens para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul 

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp | Fotos: Roberto Matins - Inova Unicamp

O auditório do Prédio Vértice do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp reuniu investidores e empreendedores, nesta quinta-feira (09), durante o evento Investors Day. A tarde de palestras e pitches foi organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e pelos grupos de investidores anjo e empreendedores composta por ex-alunos da Unicamp, a UniAngels e o Unicamp Ventures, respectivamente. 

Com uma programação voltada para a promoção da cultura empreendedora, o evento apresentou aos presentes diversas oportunidades no universo dos negócios de base tecnológica

Tese de investimento e dicas de empreendedores

Com objetivo de apresentar a dinâmica dos investidores presentes no local, o evento organizou uma roda de conversa para conhecer os investidores convidados Venture Hub, Rural Ventures e UniAngels, com mediação de Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp. O primeiro a se apresentar foi o Venture Hub, investidora e aceleradora que desempenha papel fundamental na mitigação de riscos para investidores, permitindo atuação com maior confiança e visão de futuro.

Logo em seguida, o UniAngels tomou a palavra, apresentando-se como uma rede de empreendedores, mentores e associados conectados à Unicamp, que se reúnem em eventos como o Pitch Night, com o objetivo conectar e incentivar investidores a apoiar empresas em estágio inicial. Por fim, o Rural Ventures compartilhou que sua trajetória surgiu de um podcast que evoluiu posteriormente para um grupo de investimento focado no setor agro.

O valor médio alcançado nas rodadas de investimento, segundo os  palestrantes, ficam entre R$ 100 mil e R$ 600 mil na maioria dos casos, mas podem chegar a R$ 2 milhões em algumas organizações, como é o caso da Rural Ventures. No que diz respeito às teses de investimento, UniAngels e Venture Hub demonstram semelhanças, uma vez que seguem a linha agnóstica, sem setores específicos de investimento, ao passo que a Rural Ventures se distingue ao dispor de um nicho de mercado

Os investidores também deram dicas aos empreendedores sobre aspectos que destacam os negócios diante de oportunidades, como o potencial de mercado que uma startup em busca de investimento atua e seu índice de Lifetime Value (LTV) – métrica utilizada para calcular o valor financeiro médio que um cliente gera ao longo do seu relacionamento com uma empresa –  que deve estar acima de três nesta escala.  

Parte da programação foi concluída com dicas sobre a dinâmica com investidores e seguiu para a rodada de pitches das empresas-filhas presentes. Participaram da atividade empresas incubadas e graduadas na Incamp, e instaladas no Parque: Linkages, Capital Empreendedor, R&R Novabio Ocular, MatchIt e Defense Fertilizer

Fomento ao empreendedorismo na Unicamp

A apresentação das iniciativas de empreendedorismo e inovação na Unicamp foi iniciada pelo diretor-executivo da Agência de Inovação, professor Renato Lopes, que detalhou a atuação da Inova e os programas desenvolvidos pela instituição no âmbito da propriedade intelectual, transferência de tecnologias e de empreendedorismo. 

“A Unicamp é reconhecida como uma Universidade empreendedora. Em 2023, ficamos em segundo lugar no Ranking de Universidades Empreendedoras e em primeiro na categoria inovação”, explica o diretor-executivo. 

Foto do professor Renato Lopes apresentando as iniciativas da Inova Unicamp. No momento do clique, o diretor-executivo encontra-se à frente do público, apontando para a apresentação. Os convidados aparecem na imagem, sentados, de frente para Lopes. Fim da descrição.
Professor Renato Lopes falou sobre ações desenvolvidas pela Inova Unicamp

Lopes destacou em sua apresentação aspectos sobre o cenário positivo e crescente no setor de deep techs – nicho que engloba empreendimentos de base científica que atuam com  inovações complexas para diversas áreas. “Estamos vivendo uma época de ouro para deep techs, o que é muito favorável para aproveitar as oportunidades, com chances de obter muito sucesso”, diz.

Em seguida, a palavra foi passada para o supervisor de empreendedorismo e da Incamp, Vital Yasumaru, que compartilhou detalhes sobre o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora da Unicamp, mencionando o papel desses ambientes na promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

“Temos 681 postos de trabalho contabilizados no Parque. Destes, quase 28% são alunos e ex-alunos da Unicamp. Esse ecossistema sempre diverso traz uma característica de ‘próximos passos’ à comunidade da Universidade, ou seja, durante ou após as atividades acadêmicas eles podem ir para o empreendedorismo, seja incubando ou abrindo a startup”, explica. 

A ex-aluna da Unicamp e atual presidente executiva do Unicamp Ventures, Rose Ramos, também participou da exposição sobre iniciativas gerenciadas pela Agência de Inovação. Em palestra, ela contou sobre o funcionamento e o objetivo do Unicamp Ventures,  rede de relacionamento formada por empreendedores ligados à Universidade – alunos, ex-alunos, docentes, funcionários, e empreendedores das startups incubadas e graduadas da Incamp. “Hoje são 1.156 empresas-filhas ativas, que geram mais de 47 mil empregos diretos, com faturamento de R$ 25,9 bilhões”, celebra Ramos. 

Foto do ponto de arrecadação de insumos para o Sul. Imagem exibe seis sacos de arroz e cerca de quatro galões d'água alocados em uma mesa. Fim da descrição.
Evento arrecadou 171 litros de água

Local contou com arrecadação de doações

O Investors Day reservou um espaço para coleta de doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa obteve um retorno positivo, com arrecadação de cerca de 171 litros de água potável, 10 cestas básicas e mais de 50 kg de alimentos não perecíveis, além de 140kg de roupas, calçados, produtos de limpeza e de higiene pessoal também foram coletados e devem ser destinados à população do sul.