Parceria entre startup graduada na Incamp, Kalamazoo, a empresa-filha da Unicamp, Daoravida Brewpub, o Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas e o Sebrae-SP leva concentrado da planta para criar cervejas especiais na Europa
Texto: Redação Agência Sebrae | Foto de capa: Wagner Falci - Arquivo pessoal
Uma parceria entre o Sebrae-SP, o Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas e a startup Kalamazoo trouxe grandes conquistas para o setor, incluindo uma recente. Neste mês de outubro, Wagner Falci, presidente do Polo e proprietário da Daoravida Brewpub (empresa-filha da Unicamp), viajou à Bélgica para fabricar duas cervejas especiais, sendo uma delas com o Lúpulo Comet cultivado no Brasil. Esse processo foi realizado na Cervejaria Dok Brewing de Ghent que também contou com um ingrediente especial, o lúpulo comet belga, explorando assim o terroir dessa variedade cultivada nos dois países.
“A Daoravida tem mais de 10 anos de experiência no mercado e começou como um hobby, após uma viagem à Bélgica em 2012”, contou Wagner. Ele, que também é presidente do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas, explicou que essa foi a 14ª cerveja colaborativa que a Daoravida criou ao redor do mundo. “É uma grande satisfação fazer parte desse projeto e levar o lúpulo brasileiro para fora, claro, com o apoio da Kalamazoo. A propósito, usamos lúpulo brasileiro em três cervejas do nosso cardápio”, completou.
Segundo Wagnão, como é conhecido no meio cervejeiro, o Sebrae-SP sempre esteve muito próximo do trabalho da Daoravida. “Na organização do pensamento estratégico, o Sebrae-SP sempre foi um grande parceiro, por isso tem um papel muito importante para a associação e, também, ao negócio.”
Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, destaca que o Sebrae-SP é um elo fundamental nessa sinergia entre o Polo Cervejeiro e a startup Kalamazoo. “Eles organizam a Copa Brasileira de Lúpulo há alguns anos, e esse foi o grande start para a parceria. Tanto que o Sebrae Nacional já patrocinou o evento, dada sua relevância para o mercado. Ficamos muito felizes ao ver que essa conexão trouxe e ainda trará mais frutos para o polo, as cervejarias, a Kalamazoo e o Sebrae.”
Aureliano Meirelles e Manuel Barrales, sócios da empresa graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Kalamazoo Natural Solutions, explicaram o know-how por trás da escolha do lúpulo adequado. “Selecionamos o lúpulo, da variedade Comet, de dois produtores do estado de SP: o primeiro da Irahops de Itapetininga — (Fazenda campeã da Copa Brasileira de Lúpulos edição 2023 e 2024) — e o outro do pessoal da Lúpulo Brasil de Aguaí (Medalha de Ouro na variedade Comet na Copa Brasileira de Lúpulos edição 2023). Os Comets que selecionamos da Irahops e Lúpulo Brasil desta safra estavam incríveis! Temos dois mercados: o cervejeiro e o de produtores de lúpulo, e eles se complementam, afinal, para se fazer uma boa cerveja, é necessária matéria-prima de qualidade”, disse Aureliano. Ele acrescentou que os belgas apreciaram o produto, principalmente pela praticidade e intensidade aromática.
Segundo os empresários, o Sebrae-SP participou de muitos momentos da jornada empreendedora da Kalamazoo, acompanhando todo o período de incubação da startup na incubadora de empresas da Unicamp, com palestras e mentorias, colaboração para o desenvolvimento da rota cervejeira de Campinas e apoio no contato com os cervejeiros do polo.
Sebrae-SP
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Sua atuação é focada no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia, por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Saiba mais em www.sebrae.com.br.
Daoravida Brewpub
A Daoravida busca a excelência em todos os aspectos de sua produção de cervejas artesanais. A paixão pela bebida impulsiona os fundadores a perseguir constantemente a inovação e aperfeiçoamento para proporcionar aos clientes uma experiência única e memorável. A cervejaria já conquistou mais de 36 prêmios em concursos nacionais e internacionais e, em 2024, completa nove anos.
Kalamazoo Natural Solutions
A Kalamazoo Natural Solutions é uma empresa de base tecnológica sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que atua na cadeia do lúpulo nacional desde 2020. A empresa desenvolve produtos de lúpulo avançados para aplicação no processo cervejeiro buscando atender a demanda de cervejarias artesanais que usam bastante lúpulo em suas receitas. A empresa possui grande experiência no acompanhamento da qualidade do lúpulo nacional, atendendo produtores de lúpulo e cervejarias de todo o Brasil. Além disso, a empresa é a organizadora da Copa Brasileira de Lúpulos, maior evento do Brasil que une produtores de lúpulo e cervejeiros, junto com o Duan Ceola, professor da Escola Superior de Cerveja e Malte.