search
Sócios da empresa MeuChapa. Dois homens e uma mulher em pé e, na frente, dois homens sentados. Todas as pessoas usam camisa preta Fim da descrição.
Instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, startup conecta transportadoras a trabalhadores de todo o Brasil, otimizando a logística de ponta a ponta
 

Texto: André Gobi, Inova Unicamp | Imagens: Divulgação MeuChapa

É comum em rodovias Brasil afora encontrar os famosos "chapas", trabalhadores informais que atuam oferecendo serviços como carregamento e descarregamento de carga, além de auxílio no estacionamento de veículos pesados. Muitas vezes, os trabalhos envolvem riscos físicos significativos, como lesões e acidentes, além da exposição às intempéries, como chuva, vento, frio ou calor extremo.

Tela do aplicativo MeuChapa mostrando sua interface com as tarefas disponíveis e também as tarefas já executadas Fim da descrição.
Interface do aplicativo apresentada ao chapa cadastrado. Foto: Divulgação MeuChapa

Foi buscando minimizar os percalços existentes na relação entre os caminhoneiros e os chapas, que em 2019 foi criada a MeuChapa pelos sócios Guilherme Fernandes, Dora Ferreira, João Biarari, Paulo Teixeira e Erus Rocha. A empresa é uma logtech inovadora, que aplica a tecnologia para otimização de processos logísticos, e desenvolveu uma plataforma digital para conectar transportadoras com profissionais de mão de obra qualificada.

Aplicativo possibilita interações entre contratante e contratado, além de permitir rastrear o processo do início ao fim. Foto: Divulgação MeuChapaada.Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, o Brasil tem nas rodovias seu principal modal de transportes, com 75% de todas as mercadorias que transitam pelo país sendo movimentadas por essas vias. Diante dessa magnitude, mesmo sendo trabalhadores essenciais neste segmento e importantes agentes da economia informal, os chapas enfrentam uma série de desafios, como trabalho sem contrato formal e inexistência de direitos trabalhistas.

“Muitas vezes, de madrugada você já encontra esses trabalhadores nos pontos, embaixo de pontes, no frio e em lugares insalubres, tentando angariar o sustento para a família”, diz Guilherme Fernandes, fundador da MeuChapa.

Nesta relação entre o ofertante e o prestador do serviço, a empresa atua como uma intermediária, facilitando o contato entre os motoristas e os chapas, modernizando e formalizando este processo de contratação de trabalho. Com o uso da tecnologia, o trabalho é agilizado, de forma a ser realizado de acordo com a demanda, sem que haja a necessidade de que o motorista busque por ajudantes em locais onde não conhece profissionais e nem a região. Isso também aumenta a segurança para ambas as partes, uma vez que o processo logístico operado pela MeuChapa é realizado com controle e rastreabilidade.

“O nosso sistema realiza todo o acompanhamento da tarefa. Todo o processo é feito com rastreabilidade das informações, desde a solicitação do serviço até o recibo do pagamento feito ao chapa”, explica Dora Ferreira, uma das sócias da empresa.

 

R$ 30 MILHÕES REPASSADOS A CHAPAS DE TODO O BRASIL

 

A MeuChapa conta com 60 funcionários e soma mais de 101 mil chapas cadastrados, distribuídos em todos os 27 estados do país, segundo Ferreira. “Do outro lado, temos cerca de 400 clientes, entre transportadoras e indústrias diversas, que confiam na nossa plataforma para ofertar suas demandas de trabalho diretamente à nossa base de profissionais chapas cadastrados”, completa.

Esses clientes movimentam grandes volumes de carga, especialmente produtos como bebidas de diversas naturezas. Com presença em todo território nacional, as regiões Sudeste e Nordeste se destacam pela maior concentração de chapas e empresas clientes.

A quantidade crescente de pessoas conectadas pela plataforma da empresa, aliada ao montante transportado nos quatro anos de atividades, já resultou em mais de R$ 30 milhões repassados aos chapas que fazem uso da plataforma.

“São 30 milhões de reais repassados a esse profissional que é super importante para o segmento logístico e que faz nossa empresa acontecer. Tudo que chega às nossas mesas precisa de uma pessoa para carregar. Somos muito gratos por liderar uma plataforma tecnológica que tem no coração de sua proposta de valor o impacto social”, destaca Guilherme Fernandes.

O repasse deste montante de forma controlada, segura e, ainda, com um modelo de trabalho que oferece mais flexibilidade e qualidade de vida a esses trabalhadores é um dos grandes orgulhos da empresa. “Entrevistamos muitos chapas e eles não conseguem muito trabalho com recorrência. Na maioria das vezes estão à própria sorte esperando algum caminhoneiro parar. Com nosso aplicativo, ele recebe a oferta de trabalho sem precisar sair de casa e com baixo deslocamento para realizar as atividades, pois o nosso algoritmo oferta tarefas sempre para os profissionais mais próximos”, enfatiza.

 

TECNOLOGIA APLICADA PARA FACILITAR E MELHORAR A RELAÇÃO DE TRABALHO

 

Tela do aplicativo MeuChapa mostrando sua interface com as tarefas disponíveis e também as tarefas já executadas Fim da descrição.
Interface do aplicativo apresentada ao chapa cadastrado. Foto: Divulgação MeuChapa

O modelo de negócio da MeuChapa usa tecnologia para operar de forma simples e eficiente: tanto as empresas quanto os trabalhadores devem realizar seus cadastros na plataforma, que, por sua vez, treina os cadastrados para o uso da ferramenta e realiza uma verificação dos dados para checar a veracidade das informações, garantindo mais segurança para as empresas e para os profissionais.

Após o cadastro, por meio do aplicativo as empresas inserem as demandas de trabalho que são ofertadas aos trabalhadores cadastrados na região onde a tarefa será realizada. Os trabalhadores cadastrados são informados, também pelo aplicativo, o tipo de serviço, a quantidade de carga envolvida, o local onde será realizado o serviço e o valor que será pago pelo trabalho, cabendo ao profissional aceitar ou recusar a oferta. Após o aceite, são acertados local e data para que se encontrem e façam a entrega, sem que o trabalhador precise ficar em busca de trabalho nas estradas.

Tudo é feito de forma digital, inclusive o pagamento é realizado direto na conta do prestador do serviço e o comprovante é enviado à plataforma. O pagamento digital é uma forma da empresa ter o controle de que o trabalhador recebeu, de fato, pelo serviço prestado e ainda evita um dos grandes riscos na modalidade tradicional de contratação de serviços de chapa, que é o assalto das remessas de pagamento em casos de uso de dinheiro em espécie, segundo Fernandes.

 

INSTALAÇÃO NO PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UNICAMP

 

A MeuChapa integra o ecossistema de empreendedorismo tecnológico do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que é gerenciado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), e está instalada no prédio Núcleo desde abril de 2024.

Dentre os principais motivos que levaram a empresa a se instalar no Parque estão a cultura de inovação tecnológica, o contato com outras empresas inovadoras, assim como o ambiente de pesquisa científica e a mão de obra qualificada proporcionados pela Unicamp.

“Estamos em um celeiro de profissionais muito bem qualificados e como somos uma empresa de tecnologia, faz todo sentido para nós estarmos em um ecossistema com a inteligência, caráter e iniciativas estudantis tal como a Unicamp provê”, enfatiza Fernandes.

A empresa busca estar cada vez mais inserida neste ambiente de inovação proporcionado pela Inova Unicamp, participando dos eventos organizados pela Agência e se aproximando das outras empresas do Parque e também dos talentos da Universidade, tanto pela alta qualificação, quanto pela troca de conhecimentos, principalmente pela base tecnológica que utiliza em seu modelo de negócio.

 

PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO  DA UNICAMP

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, está situado no campus da Unicamp, em Campinas. Localizado em uma área estratégica, cercado por várias instituições de ciência e tecnologia, oferece espaços de escritório, suporte para laboratórios de P&D e opções de coworking para empresas interessadas em se conectar ao ecossistema da Unicamp. Além disso, possibilita a construção de espaços personalizados para pesquisa em colaboração com a Universidade.

Cada tipo de instalação tem seu próprio processo e edital exclusivos.