search
Foto externa do arco parabólico contendo a campanha do Parque Científico e Tecnológico e da Incamp. A imagem mostra o banner, que conta com o seguinte texto "Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Onde as ideias tecnológicas viram inovação". Há, ainda, uma placa da Unicamp. O cenário do clique inclui árvores ao fundo, grama e parte do céu entre as copas das árvores. Fim da descrição.

Ação divulga dados lançados no Relatório Anual de atividades do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, ambos sob gestão da Agência de Inovação da Universidade  

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp | Foto: Kátia Kishi - Inova Unicamp 

Pela primeira vez, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas  (Inova Unicamp) lança uma campanha nos arcos de entrada do campus de Barão Geraldo da Universidade com foco nos resultados do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Sob o slogan “Onde as ideias tecnológicas viram inovação”, a ação pretende divulgar para a comunidade acadêmica  alguns dos resultados obtidos, além de aproximar alunos, docentes e pesquisadores de pautas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo da Universidade. 

Posicionado em duas entradas do campus, os arcos parabólicos com a campanha trazem informações de relevância, como a geração de 596 postos de trabalho entre as 60 empresas instaladas, além  da alta taxa de 60% de sucesso de empresas graduadas pela

“Sob gestão da Inova, o Parque e a Incubadora da Unicamp têm resultados expressivos e acima da média nacional. Segundo a Fundação Dom Cabral, por exemplo, após 13 anos, apenas 25% das startups sobrevivem. Com mais de 20 anos de atuação, a nossa Incubadora tem a taxa de sucesso de 60%. Comunicar esses resultados é importante para disseminar a cultura empreendedora da Unicamp e se conectar com a comunidade acadêmica ao apresentar, com dados, que o Parque e a Incamp são opções fortes de apoio para quem busca empreender com tecnologias e conhecimentos da Universidade”, explica Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp e responsável pela campanha. 

Dos quase 600  postos de trabalho contabilizados no último ano, 41,8% são voltadas à pesquisa e desenvolvimento (P&D) e 37,6% das posições são ocupadas por alunos ou ex-alunos da Unicamp. O último percentual cresceu em relação ao ano anterior, que registrava 28% dos postos ocupados por alunos e ex-alunos da Unicamp.

Vale destacar que os talentos formados pela Unicamp são atraentes para as empresas escolherem o Parque da Unicamp para se instalarem, como explica Adriano Lima, sócio fundador da Inmetrics e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Inmetrics, recém-hospedado no Parque.

Além do espaço para pesquisa, a empresa está negociando parceria em P&D com duração de 2 anos junto ao Instituto de Computação (IC) da Unicamp, com projeto que prevê a concessão de bolsas de pesquisa para estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em estágio de pós-doutorado. O objetivo da parceria é desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial para aprimorar a criação de códigos-fonte para diversos contextos.

“A ideia é que este grupo esteja focado em desenvolver soluções tecnológicas de ponta que priorizem a eficiência e avanço nas áreas de inteligência artificial. Esperamos que a parceria da Inmetrics com o IC Unicamp possa proporcionar crescimento para os alunos, professores e especialistas, para que tenhamos uma solução com alto potencial de inovação, além de um celeiro de talentos”, afirma Lima.

Qualidade reconhecida no Brasil e no exterior

A campanha também destaca a filiação do Parque da Unicamp à Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), uma das instituições mais importantes e que no Brasil só tem 15 membros associados. 

Outro dado destacado na campanha é o nível máximo de boas práticas em incubação obtido pela Incamp em 2023 pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  Nesta certificação, a Incamp é uma das únicas três incubadoras do estado de São Paulo a atingir o nível máximo, sendo que no Brasil só existem 10 incubadoras com nível 4 de certificação.

Esses e outros dados fazem parte do levantamento compilado no Relatório Anual do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp de 2023, recém-publicado pela Inova Unicamp.

Download do Relatório Anual do Parque e Incubadora da Unicamp

O Relatório  publicado pela Inova Unicamp reúne informações como o faturamento, as áreas de atuação, os postos de trabalho gerados, casos de sucesso e outros indicadores das empresas instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).

Confira esses e outros documentos disponíveis na biblioteca da Inova Unicamp: https://www.inova.unicamp.br/biblioteca/