search
Printscreen da videochamada da palestra. A imagem mostra cerca de 14 quadrados exibindo rostos dos participantes da atividade. O registro mostra o público majoritariamente sorrindo para a câmera no momento da captura. Fim da descrição.
Atividade promovida pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp foi direcionada exclusivamente para as startups dos programas de pré-incubação e incubação 

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, promoveu, nesta quinta-feira (20), uma palestra sobre comunicação estratégica. O conteúdo foi ministrado pela consultora de comunicação e federada na Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (FEBRAEC), Gisele Oku. 

O encontro aconteceu de forma remota e foi mediado por Vital Yasumaru, supervisor de Empreendedorismo e da Incamp. Estiveram presentes na ação cerca de 11 startups participantes do programa de incubação e pré-incubação da Incamp, como Tieta.ai, Drawn ID, BGEnergy, Inovia, MKFotônica e Defense Fertilizer.

A importância da comunicação estratégica para startups

Durante a apresentação, Oku enfatizou a necessidade de contar com profissionais especializados para definir metas e objetivos claros na área de comunicação. Partindo para uma parte mais prática, ela ensinou métodos e conceitos que podem ser facilmente aplicados à dinâmica das empresas.  

No campo dos conceitos, Oku destacou a diferença entre “posicionamento” e “relacionamento” dentro da estratégia de comunicação. Enquanto o posicionamento abrange aspectos institucionais, comunicação interna, comercial e com a imprensa, o relacionamento foca nos stakeholders e na comunidade. 

Na prática, a palestrante compartilhou um de seus métodos de atuação. Utilizando a matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), método que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, ela destacou como é possível desenvolver um planejamento de comunicação mais eficaz, capitalizando as forças e mitigando as fraquezas das empresas.

Oku também mostrou os passos para a construção de um bom planejamento estratégico baseado nos resultados da análise. Neste sentido, a consultora ressaltou a importância de considerar alguns pilares básicos no planejamento estratégico, incluindo objetivos claros, recursos, métricas de desempenho e feedbacks contínuos. 

Ao término da palestra, houve um período para resolução de dúvidas, quando a consultora respondeu às perguntas dos participantes e ofereceu exemplos práticos de como implementar estratégias no dia a dia das empresas incubadas.

Saiba mais sobre a Incamp 

A palestra sobre comunicação estratégica integra a agenda de diversas atividades oferecidas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) às empresas  dos programas de incubação e pré-incubação. 

Interessados em participar do processo de seleção devem conferir o edital  e o calendário de bancas de avaliação das propostas: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/