Texto: Christian Marra – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Um novo hub internacional de inovação acaba de nascer na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No último dia 27 de setembro, autoridades da Universidade, do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e do Ibrawork (hub de open innovation) cortaram a fita de inauguração do novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), instalado no Prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, situado no campus de Campinas e sob a gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.
O CPDI tem como missão promover ações conjuntas entre a Unicamp e o instituto Ibrachina, uma entidade dedicada a promover a integração entre Brasil e China. O CPDI será uma central de desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre os dois países, visando fomentar o desenvolvimento acadêmico e econômico e social do Brasil, e em especial, do Estado de São Paulo.
A sede do CPDI no prédio Núcleo do Parque Científico da Unicamp é um espaço moderno e inovador, desenhado para estimular o networking entre pesquisadores que vão desenvolver novas tecnologias e soluções para o mercado atual. Um dos objetivos do centro é conectar atores da comunidade da Unicamp, do Ibrachina e do Ibrawork com pesquisadores, empreendedores e inovadores globais, além de firmar parcerias com os hubs de inovação da China.
Novas oportunidades que se abrem no Parque da Unicamp
O reitor da Unicamp, o professor Antonio José de Almeida Meirelles, participou da cerimônia de inauguração do CPDI e destacou que iniciativas como esta são valiosas para pensarmos em um novo momento para o país, aproveitando todo o seu imenso potencial:
“Ter o Ibrachina e o Ibrawork por perto é uma grande oportunidade para realizarmos trocas e dar esse salto de qualidade que a economia brasileira precisa. Nós precisamos transformar tudo aquilo que desenvolvemos de conhecimento em produtos, em inovação, e essa inovação precisa estar antenada ao presente, ou seja, precisa ser sustentável, ser economicamente viável, incluir as mulheres cientistas e o conjunto das raças, além de contribuir para pensar em um mundo que faça da ciência e da tecnologia algo que gere justiça”, comentou o reitor da Unicamp.
O professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Agência de Inovação Inova Unicamp, também esteve presente na inauguração e agradeceu aos representantes do Ibrachina a honra de trazer essa iniciativa para a Unicamp, que tem alto potencial para explorar muitas oportunidades:
“O CPDI abre uma enorme quantidade de portas para novas pesquisas e para as empresas aqui instaladas. A presença do Ibrachina favorece a internacionalização dessas nossas empresas e a vinda de empresas chinesas ao Brasil. E essas oportunidades vão nascer a partir das redes de contatos que serão criadas, que vão fazer surgir parcerias, inovações, novos negócios, soluções e propostas. Parabenizo mais a uma vez a todos que estimularam esta iniciativa”, comemorou Lopes.
O novo centro será dirigido por Tak Chung Wu, que em seu discurso disse esperar que o novo espaço facilite o intercâmbio de pesquisas em conjunto com a China. “Estamos de portas abertas a todos os interessados em fazer parcerias e a promover iniciativas de cooperação entre os países. Sejam bem-vindos”, declarou Wu.
Ana Kaline Ou Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina, também discursou no evento e destacou que o CPDI vai estimular a participação das mulheres nas pesquisas em ciência, tecnologia e inovação. “E para isso, o coração do nosso centro será a nova sala que estamos inaugurando, que homenageia a doutora Tu Youyou, única cientista chinesa a ganhar o Prêmio Nobel”, afirmou Law. Ao final dos discursos, uma breve cerimônia descerrou uma placa que homenageia a doutora Tu Youyou. A farmacologista e educadora chinesa recebeu o Nobel em 2015 e se notabilizou pelas suas descobertas de medicamentos para tratamento da malária com base em extratos da planta Artemisia annua, mesmo extrato usado pela S Cosméticos do Bem, uma empresa-filha da Unicamp, para criar um Sérum Rejuvenescedor.
O médico Li Li Min, professor titular do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, teve um papel ativo na vinda do CPDI ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vai continuar a apoiar as ações do centro e a integração e a cooperação entre Brasil e China. Ao discursar, ele ressaltou a importância de o país lançar um olhar à China, “a rota da seda moderna”, como ele se expressou:
“Esse é um desafio estimulante e convido a todos a trazerem as suas ideias e suas demandas para pensarmos em soluções conjuntas para enfrentarmos os desafios da sociedade contemporânea pautados nos ODS da ONU”, concluiu Min.
Também discursaram na cerimônia o ex-ministro Ricardo Berzoini, atual consultor do Ibrachina em Brasília, e Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas. A cerimônia de inauguração contou com a presença de vários líderes empresariais, representantes de instituições de pesquisa, universidades e de prefeituras da região, além de pesquisadores e acadêmicos.
Confira a cobertura de fotos realizadas pela Inova Unicamp no evento.
Saiba mais sobre o Parque Científico da Unicamp
O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp e startups.
O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.
- Conheça a infraestrutura e os prédios Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
- Confira os espaços disponíveis para startups e laboratórios de P&D de empresas
- Saiba como trazer sua empresa para o ecossistema de inovação da Unicamp
- Acesse ao Relatório Anual do Parque Científico e Tecnológico na biblioteca da Inova Unicamp