Premiação organizada pela Global Innovation Management Institute conta com sete categorias para organizações
Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
O Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, está entre os quatro finalistas do GIMI Innovation Awards 2024, na categoria “Organização com melhor ecossistema de suporte às startups”. A premiação, organizada pelo Global Innovation Management Institute, reconhece as iniciativas inovadoras em diversas áreas, a nível de organizações e em âmbito individual.
A categoria em que o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp concorre avalia as principais incubadoras, aceleradoras ou hubs que apoiam e fomentam a inovação dentro do ecossistema de empreendedorismo. Para além dessa, o prêmio contempla outras seis categorias no segmento das organizações: Best Innovation (que divide-se em prêmios para o setor privado, público e inovação social); Best Innovation Framework; Best Innovative Education Program e Best Science/Research/Tech Parks, Innovation Hubs Award.
Já na categoria individual, existem cinco segmentos de premiação: Best Innovator (também contempla as categorias público, privado e social); Best Innovative Entrepreneur - Startups e o Ronald Jonash’s Lifetime Award, que avalia o conjunto da obra. Os participantes de todas as categorias e segmentos saberão o resultado da final do GIMI Innovation Awards 2024 na cerimônia de premiação, que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, em Barcelona.
Prêmio busca fomentar internacionalização do Parque da Unicamp
O GIMI Innovation Awards busca promover reconhecimento internacional para projetos inovadores por meio da premiação, que conta com um júri de especialistas para avaliar as candidaturas. Os critérios de avaliação contemplam aspectos variados como um panorama do espaço/iniciativa inscrito, além da descrição de estratégias, métricas de performance, parcerias, desafios, recursos e afins. Vale lembrar que os itens variam de acordo com cada categoria.
Os parâmetros utilizados na avaliação da atividade do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp mencionam desde o objetivo da organização e o tipo de startups que ela apoia até as metas dos programas que a instituição executa. Também são avaliados o tipo de suporte oferecido às startups instaladas no ecossistema em questão, o impacto econômico/social/ambiental que ele gera e os resultados ou produtos específicos gerados pela organização de apoio nos últimos 24 meses.
Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Em 2023, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp atingiu a marca inédita de 60 empresas instaladas e incubadas em seu ecossistema.
Além de 23 startups, se hospedam no Parque sete laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de grandes empresas. No último ano, o faturamento das empresas incubadas e startups do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp cresceu 19,25% em 2023, chegando aos 82 milhões de reais.
Clique aqui e saiba mais sobre as formas de conexão com o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.