search
Foto posada de cinco pessoas, entre elas, dois representantes do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Um deles, uma mulher, carrega o certificado que garante ao Parque a premiação obtida no GIMI Innovation Awards. Eles estão em pé, lado a lado, sorrindo para a foto. Fim da descrição.
Premiação internacional foi recebida durante evento Smart City Expo, em Barcelona 

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Friesca Erwan – Reprodução

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi premiado no GIMI Innovation Awards 2024, na categoria “Organização com melhor ecossistema de suporte às startups”, durante cerimônia nesta quarta-feira (06). A premiação, organizada pelo Global Innovation Management Institute, reconheceu as iniciativas inovadoras em uma cerimônia realizada durante as atividades da Smart City World Congress, em Barcelona, na Espanha.

A categoria que garantiu ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp um reconhecimento internacional avaliou as principais incubadoras, aceleradoras ou hubs que apoiam e fomentam a inovação dentro do ecossistema de empreendedorismo. 

O resultado, segundo Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, demonstra que os esforços para proporcionar um ecossistema sólido têm gerado retornos positivos, como foi o caso da premiação em Barcelona:  

“Este prêmio é um marco importante para o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Ele simboliza o reconhecimento internacional de um trabalho desenvolvido internamente pela Inova Unicamp, o que inclui as ações da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, e demonstra o impacto positivo que geramos para o ecossistema de inovação ao redor da Universidade”, conclui Lopes. 

Os parâmetros utilizados na avaliação da atividade do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp incluíram desde o objetivo da organização e o tipo de startups que ela apoia até as metas dos programas que a instituição executa. Também foram avaliados o tipo de suporte oferecido às startups instaladas no ecossistema, o impacto econômico/social/ambiental que ele gera e os resultados ou produtos específicos gerados pela organização de apoio nos últimos 24 meses.

Outro aspecto avaliado foi o de parcerias internacionais, no qual o Parque da Unicamp obteve destaque, entre outras ações, pela conexão com a Incubadora da Universidade de Barcelona StartUB! – que gera atividades como workshops e mentorias com representantes da unidade. 

Reconhecimento internacional reforça compromisso do Parque da Unicamp

O Global Innovation Management Institute, uma das maiores instituições de fomento à inovação, busca, por meio do GIMI Innovation Awards, promover reconhecimento para além das fronteiras aos projetos inovadores por meio da premiação, que conta com um júri de especialistas para avaliar as candidaturas. Por consequência, a conquista desse título aos vencedores agrega valor e otimiza o processo de internacionalização dos nomes envolvidos. 

“O GIMI Innovation Awards veio para fechar o ano do Parque Científico e Tecnológico com chave de ouro. A premiação nos garantiu o reconhecimento do nosso ecossistema, do apoio constante e eficiente às startups, e comprovou que estamos construindo um ecossistema cada vez mais robusto e que trabalha para ajudar todos os que estão envolvidos neste ambiente, seja por meio do programa de incubação ou do suporte às empresas instaladas no Parque. E hoje, isso foi reconhecido mundialmente”, celebrou Vital Yasumaru, supervisor da Incamp e de empreendedorismo da Inova Unicamp. 

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Essa grande rede de talentos funciona como catalisadora de novas ideias e negócios, criando um importante elo entre o ambiente acadêmico e o mercado, e facilitando a colaboração com Unicamp. 

A Incamp integra esse ecossistema por meio de seu Programa de Incubação de empresas, que oferece apoio e mentoria de profissionais, além de oportunidades de networking, por até três anos. 

Em 2023, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp atingiu a marca inédita de 60 empresas instaladas e incubadas em seu ecossistema. Além de 23 startups, se hospedam no Parque sete laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de grandes empresas. 

No último ano, o faturamento das empresas incubadas e startups do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp cresceu 19,25% em 2023, chegando aos 82 milhões de reais. 

Saiba mais sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp: