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Foto mostra uma mão branca mexendo em um celular escuro. Ao redor várias linhas e bolas brancas e vermelhas se conectam numa arte adicionada à foto

A MC1 é especializada em soluções de mobilidade de vendas e trade marketing para empresas de bens de consumo. A empresa-filha da Unicamp mantém seu sistema atualizado com pesquisas desenvolvidas no laboratório que mantém no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Texto: Ana Paula Palazi 

Sabia que mais de 50% dos produtos que você tem na despensa foram negociados entre a indústria e o ponto de venda por meio das soluções da MC1, uma empresa-filha da Unicamp com sede no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp?  

A MC1 nasceu em 2003, na capital São Paulo, com a participação de ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A empresa global é exemplo de como o conhecimento matemático produzido na Universidade auxilia na resolução de problemas no dia a dia, aumenta a competitividade de empresas e gera inovação. 

“Nossa arquitetura tem sido influenciada diretamente por pesquisas desenvolvidas, em nosso laboratório no Parque, em parceria com a Unicamp nos últimos oito anos e geraram até pedido de patente”, explica o diretor de arquitetura da MC1, Kayo Scrocaro Hisatomi.

Com auxílio da Agência de Inovação Inova Unicamp, os convênios com o Instituto de Computação (IC) tiveram início em 2013. O laboratório instalado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp dá suporte às pesquisas e fornece subsídios para as sedes da empresa em Miami, na Cidade do México e em São Paulo.

As investigações e trabalhos com modelagem matemática já identificaram gargalos e ferramentas para aumentar a elasticidade do sistema da empresa, reduzindo custos de operação e o tempo de espera dos clientes.

“A computação em nuvem funciona como um aluguel de máquinas sob demanda. O que a gente fez foi tentar adaptar esses sistemas para que o tempo de resposta da aplicação dos clientes da MC1 não fosse afetado em picos de demanda, evitando lentidão e quedas que impactam nas vendas”, explica o professor e pesquisador do IC, Luiz Fernando Bittencourt, que coordenou as pesquisas.

A MC1 é uma das líderes globais em automação de força de vendas para empresas de bens de consumo. Atualmente, a plataforma Win The Market (WTM) da MC1 atende mais de 110 mil usuários em mais de 100 clientes em 31 países, incluindo EUA e Arábia Saudita, com inteligência, excelência e alto desempenho para a execução de vendas e varejo. 

“Nossa solução, oferecida como SaaS (Software as a Service), permite a automação de grande parte do trabalho de força de venda através de software de nuvem e de aplicativos móveis. As empresas se conectam aos nossos sistemas em nuvem, enviam as informações sobre seus produtos, e cuidamos de todo o resto, incluindo o funcionamento da aplicação nos celulares”, diz Hisatomi.

Na base de clientes da MC1 estão gigantes americanas como PepsiCo (fabricante de refrigerantes), Mondelez (produtora dos biscoitos) e Kraft Heinz (maionese e molhos), a mexicana Bimbo (pães Pullman), a holandesa Heineken, a italiana Ferrero (pasta de avelã) e a francesa Pernod Ricard (vinhos e destilados). 

Desenvolvimento de novas tecnologias

A estratégia de manter um laboratório de P&D dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp também resultou na invenção de um método de predição em sistemas computacionais para o provisionamento de recursos de co-titularidade da empresa e da Universidade. A tecnologia organiza a alocação dinâmica de máquinas virtuais na nuvem e foi projetada com base em técnicas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para economia de recursos de hospedagem. 

“Essa modelagem e previsão de custos é fundamentalmente matemática. Os pesquisadores trazem a fundamentação teórica para nossos cenários e também podemos explorar novas evoluções tecnológicas. Os resultados dessa parceria são incorporados continuamente. Já mudamos a forma como fazemos a previsão de demanda e o cálculo do custo total de servir”, comenta Hisatomi. 

A plataforma WTM congrega aplicativos para auxiliar a tomada de pedidos pelos vendedores, o gerenciamento do estoque e validade dos produtos, o cálculo de desconto, organizar planos de distribuição direta (pronta-entrega) e otimizar rotas com uso de geolocalização em apenas alguns cliques, além de gerar relatórios e percepções de vendas. 

Uma das novas funcionalidades da plataforma WTM usa Reconhecimento de Imagem e Inteligência Artificial para auxiliar o trabalho de operadores de trade marketing (profissional que faz o posicionamento das mercadorias nos pontos de venda). O sistema sugere a melhor organização dos produtos nas prateleiras a partir da análise de fotos tiradas no local. O diagnóstico leva apenas três segundos e pode ser feito mesmo se o aparelho estiver desconectado da internet. 

 

Foto interna em escritório onde estão reunidos dez homens e uma mulher vestidos socialmente e que posam para o fotógrafo em frente a um painel branco com informações da empresa MC1
O Grupo Bimbo (gigante de pães do México) é cliente da MC1: Transformação digital em pauta na expansão de vendas para a América Latina. (Foto: Divulgação/MC1)

Formação e acesso a talentos da universidade

Do lado da universidade, Bittencourt destaca como a colaboração em convênios de pesquisa e inovação contribui para a formação de recursos humanos alinhados aos desafios do mercado. “Essa é uma oportunidade para os alunos aplicarem as teorias e o conhecimento científico que desenvolvemos num cenário bastante prático, com problemas de arquitetura, número de usuários e dados reais”. 

Dois alunos de graduação (bolsistas de Iniciação Científica) e um da pós-graduação (Doutorado) participaram ativamente nos projetos consolidados. Com a conclusão de mais um convênio, a empresa já negocia a continuidade de novos projetos de P&D para serem desenvolvidos no Parque. Além de um ambiente de inovação, a Unicamp e os laboratórios do Parque Científico e Tecnológico proporcionam oportunidades para a escalada de negócios. 

Com o mercado de computação e vendas online aquecido, encontrar profissionais disponíveis é apontado como um desafio pela empresa superado pela proximidade com a Unicamp: “A nossa demanda por especialistas técnicos é grande e a qualidade de formação das pessoas da Unicamp nos ajuda a fazer essas contratações. São pessoas com o conhecimento e a experiência que buscamos”, diz Hisatomi.

A empresa já foi reconhecida quatro vezes como líder da indústria pelo Gartner. Em 2021, foi reconhecida como Best in Class pelo Promotion Optimization Institute (POI) em três categorias (Retail Activity Optimization (RAO), Retail Merchandising e Virtual Calls/Telesales) e foi posicionada pela revista de tecnologia CIOReview entre as 20 maiores empresas que transformaram negócios.

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é composto por seis prédios dentro do campus principal da Universidade. Ele recebe startups e empresas de todos os portes que querem desenvolver projetos de P&D junto à Unicamp.