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Foto registra o momento em que a palestra ocorre. A imagem conta com o palestrante à frente, um painel com o logo da FEBRAEC ao fundo e o público, com cerca de oito pessoas voltadas para o ministrante da palestra. O clique é feito em ambiente interno, em uma das salas do Prédio Vértice do Parque Cientítifico e Tecnológico. Fim da descrição.
A atividade foi realizada em parceria com a Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (FEBRAEC) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) 

Texto: Isabele Scavassa - Inova Unicamp | Foto: Roberto Martins - Inova Unicamp 

Na última quinta-feira (06), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), realizou uma palestra sobre como os empreendedores podem mensurar o valor de um negócio, também conhecida como valuation. A consultoria foi realizada com Aparecido Schmidt, da Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento (FEBRAEC) que é parceira da Incamp. 

Entre os tópicos abordados, o consultor explicou o que é valoração de negócio e quais são os motivos que levam os empreendedores a buscar o valuation – muitas vezes atrelado à procura de investimento – e cada passo para chegar ao montante. Nessa dinâmica, foram abordados a compreensão do processo e quais são as etapas de de uma fusão ou aquisição de empresas, mais conhecido pela sigla em inglês M&A (Mergers and Acquisition).

Palestra da Incamp  explica como chegar ao valuation 

Schmidt destacou que para chegar ao valuation de uma empresa é preciso considerar diversos fatores, entre eles: CapEx (Capital Expenditure) e OpEx (Operational Expenditure), que respondem a investimentos da empresa e custos operacionais; valor de fundo de negócio e valor de ativo; regime de caixa e regime de competência; prospecção de custos e despesas

Esses tópicos, somados a documentos comprobatórios, como Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), carteira de clientes, investimentos realizados, devem ajudar a consolidar uma mensuração robusta. Em um processo de M&A, por exemplo, todas essas informações devem passar por uma avaliação, durante a fase de diligência, para comprovar os dados indicados. 

O consultor também explicou que há mais de uma forma de chegar ao resultado final. Uma delas é o método baseado em múltiplos de EBITDA (sigla que, em português, pode ser traduzida como Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), enquanto a fórmula é pautada em fluxo de caixa descontado. A primeira opção, uma abordagem prática, é indicada para empresas tradicionais e que já estejam mais consolidadas

A segunda, por sua vez, é ideal para empresas que operam com negócios de base tecnológica e não contam com tanto tempo de estrada. O aspecto comum entre as metodologias é a necessidade do plano de negócio, que deve ser formulado em todos os casos. 

Ao final da apresentação, foi aberto um espaço para perguntas e respostas sobre as metodologias aplicadas à realidade de algumas das startups presentes, que estão em fase inicial. Quando questionado o melhor caminho para determinar o valuation delas, Schmidt explica que se deve dar um passo atrás, considerando aspectos como o modelo de negócio. Ele explica que, neste cenário considerado incipiente, é preciso levar em consideração pesquisas de mercado, entrevistas com público-alvo e análises prévias. 

Saiba mais sobre a Incamp 

A palestra mencionada faz parte das diversas atividades oferecidas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) às empresas  dos programas de incubação e pré-incubação, que integram uma dinâmica de mentorias, eventos de networking e palestras de caráter educativo.  

Interessados em participar do processo de seleção devem conferir o edital  e o calendário de bancas de avaliação das propostas: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/