Foto de uma das entradas da Unicamp, com uma placa indicando o nome da Universidade. O registro foca no escrito "Unicamp", que está adornado com plantas verdes e flores vermelhas. O clique é feito em área externa e conta com elementos secundários como rua e algumas placas de sinalização. Fim da descrição.
As empresas do Parque Científico da Unicamp, que se desenvolvem e ganham investimentos dentro da universidade, em Campinas, faturaram R$82 milhões em 2023. Isso representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior.

Outro indicador de crescimento destacado foi a taxa de ocupação. São 60 empresas instaladas, divididas em três modalidades: as incubadas, que estão estruturando o modelo de negócio; as startups, empresas já estabelecidas; e os laboratórios, que realizam parceria com as pesquisas da universidade.

Os dados divulgados nesta terça-feira (4) são da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) com base no relatório de atividades do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

De acordo com o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova, os números positivos apontam que o local oferece proximidade com profissionais que impulsionam a inovação.

O crescimento financeiro e o número de empresas instaladas acompanham a  geração direta de postos de trabalho. Atualmente, as empresas geram 600 empregos em média e muitas são criadas por alunos e ex-alunos da Unicamp.

Ainda de acordo com a Inova, a taxa de continuidade das empresas é de 60%. De acordo com a Fundação Dom Cabral, metade das startups que se formam no Brasil fecham depois de quatro anos.

Em 2023, as empresas relataram ter atingido 16 mil novos clientes em 48 mercados espalhados por 360 cidades do Brasil e exterior.

📲 Leia mais: Cresce 19% o faturamento de startups e incubadas do Parque da Unicamp.
🌐 Matéria originalmente publicada no site da CBN Campinas.