Foto posada de 13 pessoas participantes do evento Open Innovation Saúde, do CPDI. Na imagem, que contempla homens e mulheres, eles estão em pé, lado a lado, sorrindo. O espaço é um ambiente fechado e de paredes brancas com elementos ao fundo, como TVs, prateleiras, bancos e cadeiras. Fim da descrição.

Texto: Redação - Diário Campineiro | Foto: Divulgação/CPDI

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Ibrachina/Ibrawork e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sediaram na semana passada o “Pitch Open Innovation na Saúde”, um desafio de inovação para a apresentação de ideias disruptivas na área da saúde. Sob a condução do Coordenador de Inovação do CPDI, Li Li Min, cinco equipes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos.

Durante o evento, cada equipe apresentou sua proposta, seguido por uma rodada de perguntas e respostas com os jurados. Ao final, o presidente do Ibrachina, Thomas Law, anunciou os vencedores desafio: as equipes lideradas por Marta Duran Fernandez e Mary Ann Foglio. O projeto de Marta Duran Fernandez apresentou a plataforma Tamis-AI para identificação precoce de erros inatos da imunidade, enquanto a proposta de Mary Ann Foglio focou na produção de um gel mucoadesivo para o tratamento eficaz da mucosite oral.

As equipes vencedoras receberão uma bolsa de estímulo à inovação, por meio do Programa Bolsa Pesquisa Empresa do SAE, destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade, no valor de R$ 1.500,00 mensais durante 12 meses. Além das apresentações dos projetos, Ana Daidone, da Inova Unicamp Innovation Agency, fez uma breve exposição sobre a instituição, ressaltando o suporte oferecido a todos os projetos participantes.

A comissão julgadora foi composta por Thomas Law, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork; Ana Daidone, analista sênior da Inova; Marina Luciana da Silva Polozi, gerente de inovação da Inova; Gabriela de Sá, coordenadora do Living Lab do SAS Brasil; e a professora Carmen Silvia Passos Lima, coordenadora de Inovação do Centro de Inovação Teranóstica em Câncer.

Projetos vencedores

Equipe 1

• Nome: Marta Duran Fernandez
  • Tema: Plaforma Tamis-AI para identificação precoce de erros inatos da imunidade,
  • Objetivo: Desenvolver um sistema computacional com a finalidade de identificar, o mais precocemente possível, pacientes com probabilidade de serem portadores de Erros Inatos da Imunidade (EII) – um grupo de doenças caracterizadas por defeitos no desenvolvimento e/ou função do sistema imunológico.

Equipe 2

• Nome: Mary Ann Foglio
  • Tema: Produção de um gel mucoadesivo para o tratamento eficaz da mucosite oral
  • Objetivo: Produzir um gel fitoterápico, estável à temperatura ambiente, contendo 2,5% do extrato padronizado das folhas de Fridericia chica, e avaliar o potencial terapêutico desse gel no tratamento de mucosite oral em pacientes portadores de doenças onco-hematológicas, comparando-os com pacientes tratados com laser de baixa potência

Texto originalmente publicado no Diário Campineiro.