Fotografia de Matheus Provinciali . Ele dá palestra no Innovation Toolkit em sala de aula.
Reuniões de trabalho foram realizadas nos campi da Unicamp em Campinas e Piracicaba, conduzidas por Matheus Provinciali, professor da Universidade de Barcelona e gestor da StartUB!, incubadora de empresas da universidade espanhola

Texto: Christian Marra – Inova Unicamp | Foto de capa: Matheus Ferraz – Inova Unicamp

Para dar continuidade à capacitação de docentes para a oferta de temas relacionados a empreendedorismo e inovação em sala de aula, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp promoveram a segunda rodada do Workshop Innovation Toolkit. Neste ano, foram realizadas duas sessões, uma no campus da Unicamp em Campinas, dia 17 de junho, e outra em Piracicaba, dia 20 de junho.

A exemplo da primeira edição, realizada em dezembro de 2023, as reuniões de trabalho foram comandadas por Matheus Provinciali, professor de criação de empresas na Universidade de Barcelona (UB) e gestor de inovação da StartUB!, incubadora de empresas da universidade. Os encontros reuniram grupos de professores e pesquisadores de várias unidades da Unicamp.

A iniciativa busca proporcionar ferramentas que facilitam a incorporação desses temas à ementa dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Nesse sentido, o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, que participou da abertura do encontro em Campinas, ressaltou essa importância:

“Nós desejamos que a Inova esteja mais presente no dia a dia dos docentes, queremos despertar neles um olhar atento ao empreendedorismo e à inovação. A Unicamp tem muitos alunos que já vislumbram esses ideais e é importante que os professores estejam preparados para trazer essa visão às suas atividades de ensino”, afirmou o diretor.

O professor Matheus Provinciali, com base em sua experiência na incubadora da UB – instituição que realizou no ano passado um intercâmbio de experiências sobre empreendedorismo e inovação com a Unicamp –, apresentou aos docentes uma metodologia para conduzir processos colaborativos, criativos e inovadores em sala de aula. E todos arregaçaram as mangas e passaram os dias trabalhando em grupo com os materiais da ferramenta.

A parceria entre a StartUB! e a Inova Unicamp teve início em 2021, a partir de um projeto para conhecer outros ambientes de inovação e empreendedorismo ligados às principais universidades de Barcelona e, desde então, tem sido fortalecida a cada ano, com intercâmbio de profissionais de empreendedorismo e inovação, e empresas ligadas à incubadora da Universidade de Barcelona e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. No ano passado, a UB integrou o benchmarking de uma comitiva campineira à Europa, em instituições da Espanha e Portugal.

Innovation Toolkit, um instrumento de trabalho para os professores

O Innovation Toolkit da StartUB! está disponível online e contém um processo guiado para que qualquer professor, sem conhecimento prévio ou treinamento nessas áreas, possa desenvolver em seus alunos competências voltadas à inovação. “Os docentes são a base para fazer com que a cultura do empreendedorismo e inovação chegue aos estudantes”, salientou Provinciali sobre o papel essencial dos professores nesse processo.

A edição do workshop Innovation Toolkit em Piracicaba reuniu docentes da FOP, FT e FCA  Unicamp.  Foto: Mariana Zanatta Inglez

“Da mesma forma como os docentes transmitem o conhecimento técnico das disciplinas, a gente pretende que, com essas competências transversais, os alunos também se engajem no desenvolvimento dessas habilidades. É fundamental que os professores se atualizem e consigam identificar novas metodologias de trabalho. As novas gerações já vêm com uma expectativa muito alta do que eles esperam da universidade”, explicou o gestor de inovação da incubadora da Universidade de Barcelona.

Projetando encontros futuros, Provinciali também afirmou esperar que o workshop seja o ponto de partida para novas reuniões: “A ideia é que ele seja o começo de novos projetos por parte dos docentes, e que possamos ter, futuramente, novas conversas para avaliar como tem sido a implantação da ferramenta. A receptividade e o interesse de todos os participantes do treinamento foram muito positivos”, acrescentou o professor.

Na conclusão dos trabalhos, a coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, destacou a importância da parceria com a Universidade de Barcelona:

“É sempre uma satisfação reforçar as nossas relações com parceiros internacionais e estimular a troca de conhecimento entre as duas universidades. A parceria com a Universidade de Barcelona foi intensificada com o intercâmbio do ano passado e esperamos ampliar ainda mais esses laços daqui em diante, não somente no âmbito da docência como também nas relações entre as startups da Unicamp e as da StartUB!”, finalizou a coordenadora.

O workshop em Campinas contou com a participação de docentes da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), Faculdade de Enfermagem (FENF), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Instituto de Biologia (IB) e Instituto de Geociências (IG).

Uma novidade neste ano em relação ao workshop de 2023 foi a promoção do evento, no campus de Piracicaba, com a presença de docentes locais e dos que lecionam nos campi de Limeira. Participaram desta segunda sessão professores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Faculdade de Tecnologia (FT) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Confira o álbum de fotos do Workshop Innovation Tollkit 2024.