Rede de Ambientes Paulistas de Inovação tem o propósito de fortalecer parcerias no Estado de São Paulo
Texto: Brener Pompêo | Foto: Divulgação API
No último dia 14 de setembro, o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, fez sua presença no primeiro Encontro Estadual do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação. O evento, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, teve como objetivo fomentar o diálogo entre os principais atores dos ambientes de inovação em todo o estado.
Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp e representante dirigente da rede, destacou o papel da Inova Unicamp no contexto desses ambientes, afirmando que: "São Paulo possui uma extensa rede de ambientes de inovação e nossa iniciativa visa estabelecer colaborações estratégicas. A presença anterior da Inova Unicamp já era notável, mas, agora, com essa expansão, estamos ampliando nossa atuação para abranger parceiros tanto públicos quanto privados".
Ela também acrescentou: "Essa expansão nos capacita a contribuir de forma mais eficaz com outros ambientes de inovação. Estamos focados em promover parcerias, facilitar a troca de experiências e disseminar as melhores práticas, com o propósito de fortalecer uma atuação sinérgica e colaborativa entre os diversos ambientes de inovação em São Paulo."
Vital Yasumaru, supervisor de Empreendedorismo da Inova Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), também esteve presente no Encontro e realçou a importância da participação da Incamp na rede, observando que: "integrar esta rede é de extrema relevância para a Incamp, considerando que as principais incubadoras do Estado de São Paulo também estão presentes. Neste primeiro Encontro, já realizamos uma reunião importante entre as incubadoras e o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), abordando políticas públicas de apoio à geração de empresas de base científica e tecnológica. A Incubadora da Unicamp, com seus mais de 20 anos de história, possui uma contribuição inestimável para o ecossistema."
Conheça os ambientes integrantes da Rede API
- Aquário de Ideias
- Centro de Inovação da Unesp Bauru
- Centro de Inovação Conexão.f/ Fundepag
- Centro de Inovação da Unesp Itapeva
- Centro de Inovação do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas
- Cietec
- Inova Prudente - Centro de Inovação
- Hub Mandic
- Hub Mescla – PUC-Campinas
- Incubadora da Unesp no Vale do Ribeira - Aquário de Ideias
- Incubadora de Empresas de Lins - ADETEC - Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins
- Incubadora de Empresas Saruê de Bauru
- Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo
- InovaHC
- Insper – Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha
- Parque Científico e Tecnológico da Unicamp - Inova Unicamp - Agência de Inovação da Unicamp
- Parque Tecnológico de Botucatu
- Parque Tecnológico de Piracicaba
- Parque Tecnológico de Santo André
- Parque Tecnológico São José dos Campos
- Parque Tecnológico de Sorocaba
- Inova Sorocaba
- SUPERA Parque
- STATE Innovation Center
- UP Lab Senai São Paulo
A iniciativa contou com o convite do Secretário da pasta, prof. Vahan Agopyan, e reuniu representantes de diferentes entidades e organizações ligadas à promoção da inovação e do empreendedorismo. O Encontro teve como propósito aprimorar e desenvolver instrumentos públicos de apoio a ambientes fomentadores de inovação.
API - Ambientes Paulistas de Inovação
A ocasião foi de grande importância para a Ambientes Paulistas de Inovação (API), fortalecendo sua parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Paula Lima, diretora presidente da rede, aproveitou a oportunidade para compartilhar a trajetória da organização e as iniciativas em andamento, visando fortalecer o ecossistema de inovação em São Paulo no futuro próximo.
A missão da rede API é congregar, apoiar e articular entidades envolvidas na criação, desenvolvimento e operação de ambientes de inovação e empreendedorismo. Isso inclui parques tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos, hubs de inovação, incubadoras e aceleradoras de startups. Seu foco é impulsionar o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico, não apenas no Estado de São Paulo, mas também em todo o Brasil.