A palestra promovida pela Inova Unicamp, em parceria com o Sebrae, abordou conceitos de empreendedorismo e gestão de negócios para a comunidade da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp
Texto e fotos: André Gobi – Inova Unicamp
O empreendedorismo universitário tem desempenhado um papel fundamental no surgimento de novos negócios. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, tem mais de 1.100 empresas-filhas em atividade, compostas por algum sócio que tem ou já teve vínculo com a Universidade. Esses empreendimentos são de várias naturezas, compreendendo diversos institutos e faculdades, gerando mais de 47 mil empregos, segundo Relatório de 2023 lançado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
Neste sentido, em iniciativa para fomentar o empreendedorismo universitário, a Inova Unicamp, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu no dia 21 de outubro a palestra “Atitude Empreendedora” na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (FOP Unicamp).
Vivian Lourenço, analista de negócios do Sebrae, palestrou para docentes e alunos de pós-graduação da FOP Unicamp, campus de Piracicaba, e abordou conceitos fundamentais do empreendedorismo, com foco em atitudes empreendedoras desenvolvidas por meio de práticas que envolvem desafios, mudanças comportamentais, riscos, oportunidades, modelagem de negócios e gestão.
Proporcionar conhecimento nesses tópicos é de grande valor para os profissionais da área odontológica, muito em função da natureza do ofício. Muitos dos profissionais formados no curso de odontologia seguem uma carreira empreendedora, investindo em seus próprios consultórios e, por isso, é importante colocá-los em contato com conteúdos sobre negócios, enfatiza Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp.
“É comum que dentistas trabalhem como autônomos, o que também é um tipo de empreendedorismo. O conteúdo proposto na palestra é importante para que eles tenham visão sobre a gestão do seu negócio, sobre como se comunicar, como trabalhar o marketing do seu negócio”, comenta Zanatta Inglez.
Essa visão é compartilhada pelo professor Valentim Barão, coordenador geral de cursos de pós-graduação da FOP. Para Barão, pelo fato de o empreendedorismo ainda ser um tema pouco explorado no contexto universitário, iniciativas que levam conteúdos sobre gestão de negócios são necessárias para promover e desenvolver habilidades essenciais que atendam as demandas do mercado de trabalho onde esses profissionais atuarão.
“Com o suporte da Inova Unicamp, alunos, docentes e servidores têm a oportunidade de experimentar e aplicar conceitos de empreendedorismo em um ambiente seguro e colaborativo, favorecendo a troca de experiências e a construção de uma mentalidade que valoriza o progresso contínuo e a busca por soluções criativas dentro e fora da Universidade”, afirma Barão.
Da atitude empreendedora à modelagem de negócios
A apresentação se concentrou principalmente em introduzir conceitos de empreendedorismo e características da pessoa empreendedora. Lourenço falou aos presentes sobre pontos cruciais para o gerenciamento de um negócio, como estabelecimento de metas, planejamento, busca de informações, atenção a oportunidades e comprometimento.
“Empreendedorismo é sinônimo de autorrealização, de fazer acontecer, de transformar sonhos em realidade e tudo isso está amplamente ligado a aspectos comportamentais. Levar a temática do empreendedorismo para a sala de aula da universidade visa incentivar projetos de vida dos participantes”, destaca a analista do Sebrae.
Sobre a definição de metas, foi abordado o método SMART, que apresenta um conjunto de critérios para traçar objetivos que devem ser específicos (S), mensuráveis (M), alcançáveis (A), relevantes (R) e temporais (T). De acordo com a palestrante, esses são critérios estabelecidos a fim de trazer benefícios para as empresas que os adotam, uma vez que sua eficiência está na clareza dos tópicos para alcançar as metas estabelecidas.
“Por meio de uma palestra, podemos abrir algumas portas ao público participante, despertar sobre a importância de adotar atitudes empreendedoras no dia a dia como forma de alcançar resultados. Os estudantes de hoje são os profissionais que, muito em breve, estarão no mercado e é importante se preparar para o que está por vir” ressalta Lourenço.
Para auxiliar os participantes a pensar a estruturação de um negócio, também foi apresentada uma introdução ao Business Model Canvas, uma ferramenta que funciona de forma visual, simples e prática, pensada para planejar, desenvolver e descrever o modelo de negócios de uma empresa. Também foram apresentados programas e iniciativas do Sebrae que apoiam o desenvolvimento de novos negócios, assim como serviços de atendimento e capacitação aos profissionais que se enquadram na categoria de microempreendedor individual (MEI).
Fomento ao empreendedorismo universitário
A parceria entre a Inova Unicamp e o Sebrae busca incentivar o empreendedorismo universitário e a geração de novos negócios dentro da Universidade. Embora os temas abordados sejam amplos, as palestras são destinadas a um público específico, composto majoritariamente por alunos, pesquisadores, docentes e servidores da Unicamp.
Neste sentido, a preparação desses profissionais, recém-formados ou já experientes, para que possam gerenciar seus próprios negócios se torna uma maneira de preencher uma lacuna existente em suas formações acadêmicas em relação a quem deseja ter uma carreira voltada ao empreendedorismo, ressalta Zanatta Inglez.
“É um conteúdo que muitas vezes falta para o profissional da odontologia que, muitas vezes, vai empreender. E a Inova Unicamp, junto ao Sebrae, tem trabalhado para levar essa formação para esses profissionais, auxiliando e fomentando o empreendedorismo universitário”, finaliza.
Ecossistema empreendedor da Unicamp
São vários os empreendimentos que compõem o ecossistema empreendedor Unicamp Ventures, fomentado pela Inova Unicamp, que produz conteúdos e eventos reunindo essas empresas.
Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou criadas a partir de uma tecnologia ou conhecimento desenvolvido na Universidade, as chamadas empresas spin-off.
Para saber mais sobre o ecossistema de empreendedorismo universitário da Unicamp e conhecer empresas-filhas da Unicamp, clique aqui.