search
Foto posada de cinco pessoas, entre elas, dois representantes do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Um deles, uma mulher, carrega o certificado que garante ao Parque a premiação obtida no GIMI Innovation Awards. Eles estão em pé, lado a lado, sorrindo para a foto. Fim da descrição.
A premiação do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, na categoria “Organização com melhor ecossistema de suporte às startups” no GIMI Innovation Awards 2024, foi destaque no Jornal de Campinas.

A categoria que garantiu ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp um reconhecimento internacional avaliou as principais incubadoras, aceleradoras ou hubs que apoiam e fomentam a inovação dentro do ecossistema de empreendedorismo. 

Os parâmetros utilizados na avaliação da atividade do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp incluíram desde o objetivo da organização e o tipo de startups que ela apoia até as metas dos programas que a instituição executa. Também foram avaliados o tipo de suporte oferecido às startups instaladas no ecossistema, o impacto econômico/social/ambiental que ele gera e os resultados ou produtos específicos gerados pela organização de apoio nos últimos 24 meses.

Outro aspecto avaliado foi o de parcerias internacionais, no qual o Parque da Unicamp obteve destaque, entre outras ações, pela conexão com a Incubadora da Universidade de Barcelona StartUB! – que gera atividades como workshops e mentorias com representantes da unidade. 

 

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e trabalha na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. Essa grande rede de talentos funciona como catalisadora de novas ideias e negócios, criando um importante elo entre o ambiente acadêmico e o mercado, e facilitando a colaboração com Unicamp. 

A Incamp integra esse ecossistema por meio de seu Programa de Incubação de empresas, que oferece apoio e mentoria de profissionais, além de oportunidades de networking, por até três anos. 

Em 2023, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp atingiu a marca inédita de 60 empresas instaladas e incubadas em seu ecossistema. Além de 23 startups, se hospedam no Parque sete laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de grandes empresas. 

No último ano, o faturamento das empresas incubadas e startups do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp cresceu 19,25% em 2023, chegando aos 82 milhões de reais. 

Saiba mais sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp:

 

Publicado originalmente pelo Jornal de Campinas.