search

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp participa do Web Summit Rio 2026

Fotografia em ambiente aberto exibe duas pessoas adultas posicionadas lado a lado em frente à estrutura cenográfica do evento “Web Summit Rio”, composta pelo logotipo do encontro e por grandes formas geométricas nas cores laranja e vermelho. À esquerda está Vital Yasumaru, supervisor de Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), vestindo camisa escura, calça preta, tênis claros, mochila nas costas e crachá de identificação. À direita está Raphaela Gomes Martins, supervisora do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, usando blazer bege, blusa escura, calça clara, tênis e crachá de identificação. Ambos estão sorrindo em meio a uma área externa arborizada, com gramado e palmeiras ao fundo. Fim da descrição.
Evento global reuniu startups, empresas e instituições de diversos países, promovendo conexões e parcerias estratégicas.

Texto: Sophia Miranda Angelo Barbosa - Inova Unicamp | Foto: Arquivo - Vital Yasumaru

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, participou do Web Summit Rio 2026, evento global para a promoção da inovação e do empreendedorismo, organizado pelo Web Summit. Realizado entre os dias 8 e 11 de junho, no Rio de Janeiro, o encontro reuniu startups, empresas, investidores, universidades e instituições de pesquisa de diversos países para uma programação com palestras, painéis e oportunidades de networking.

Estiveram presentes no evento Raphaela Martins, supervisora do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, e Vital Yasumaru, supervisor de Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, a Incamp. Os gestores foram ao encontro com o objetivo de ampliar a visibilidade das iniciativas desenvolvidas pelo ecossistema de inovação da Universidade

Ao longo dos quatro dias de programação, eles conheceram startups e corporações, além de acompanharem sessões de pitch. Os supervisores também foram convidados pelo consulado canadense para apresentar a Inova Unicamp e as oportunidades oferecidas pelo ecossistema de inovação da Universidade a empresas estrangeiras de tecnologia. 

“O primeiro passo é ganhar visibilidade. O segundo passo é mostrar o nosso potencial científico e a nossa relevância para o mercado, demonstrando que faz muito sentido para as empresas estrangeiras olharem para o Brasil e para a Unicamp como uma porta de entrada segura”, afirma Yasumaru.

Startups do ecossistema da Unicamp marcam presença no Web Summit Rio

Fotografia em ambiente fechado exibe um homem adulto em pé ao lado de um balcão de exposição durante o Web Summit Rio 2026. Trata-se de Reverson Fernandes Quero, fundador da startup Polaris, empresa vinculada ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, vestindo blusa de manga longa bege, calça jeans clara, crachá de identificação do evento e sorrindo para a câmera. Ao seu lado há um notebook aberto exibindo a identidade visual da empresa Polaris. Acima do estande, um painel suspenso apresenta o nome “Polaris Microsystems LTDA”, informações sobre a atuação da startup e sua localização em Campinas, Brasil. Ao fundo, são visíveis outros estandes, painéis informativos e participantes circulando pelo espaço do evento. Fim da descrição.
Reverson Fernandes Quero, fundador da startup Polaris

Em um ambiente propício para a geração de conexões, parcerias estratégicas e novas oportunidades de negócios, empresas vinculadas ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp também marcaram presença no Web Summit Rio, ampliando a representatividade do ecossistema de inovação da Universidade no evento.

As startups Polaris e Match <IT> estiveram presentes no encontro, apresentando suas soluções ao público.

Fotografia em ambiente fechado exibe duas pessoas adultas posicionadas lado a lado durante o Web Summit Rio 2026. Trata-se de Roseane Ramos, fundadora da Match <IT>, e Pedro Braga, advisor de marketing da empresa, startup vinculada ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Ambos utilizam crachás de identificação do evento e posam para a câmera em meio à área de exposição, cercados por estandes, painéis e demais participantes. O ambiente apresenta a estrutura característica de uma feira de tecnologia e inovação, com iluminação artificial e elementos visuais relacionados aos expositores. Fim da descrição.
Roseane Ramos, fundadora da Match <IT>, e Pedro Braga, advisor de marketing da empresa

A Polaris desenvolve novos materiais para a área de engenharia com foco na promoção de práticas sustentáveis em processos industriais. Já a Match <IT> atua no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial

“É importante também que as empresas participem de eventos de conexão nacional e internacional, como o Web Summit Rio. Incentivamos essa participação das empresas do Parque da Unicamp pela relevância desses ambientes para ampliar redes de relacionamento, acompanhar tendências e fortalecer a capacidade de inovação dos negócios”, complementa Raphaela Martins.

 

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) são gerenciados pela Inova Unicamp e trabalham na promoção de ambientes que geram conexões que reverberam em novos negócios e parcerias. e Saiba mais e confira as ações e resultados do Parque em: https://parque.inova.unicamp.br/

O Parque da Unicamp é membro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), o que possibilita mais oportunidades de negócios e internacionalização para as empresas que integram seu ecossistema.