O Relatório Anual do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp de 2022 contabilizou que o faturamento de startups sediadas na universidade foi de R$ 68,8 milhões no ano. O número representa um aumento de 26,3% em relação a 2021.

Para o diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, o ineditismo de algumas dessas empresas no mercado ajuda a alavancar os valores.

Atualmente, 44 empresas ocupam seis prédios na Inova Unicamp, gerando diretamente 685 postos de trabalho. O professor explica que a escolha das startups leva em conta soluções tecnológicas para o mercado.

As startups que são sediadas na Unicamp não são necessariamente criadas por estudantes ou ex-alunos, mas a incubadora tem a responsabilidade de capacitar os profissionais e realizar parcerias para os negócios criados nela.

Ouça a entrevista completa do diretor-executivo associado da Inova Unicamp.