Na área de exposição, o Inova Trade Show deu a oportunidade para que instituições vinculadas ao agronegócio e pesquisadores, ligados a universidades como a Universidade Estadual de Campinas e Pontifícia Universidade Católica de Campinas, apresentassem suas tecnologias. No mesmo espaço, 30 empresas demonstraram seus negócios, dentre elas, 11 startups, que realizaram reuniões com secretarias da Prefeitura de Campinas e discutiram soluções para a gestão e serviços no poder público.
O evento também contou com mais de 14 horas de conteúdo com painéis e palestras. No primeiro dia, convidados abordaram assuntos sobre sustentabilidade e inovação, metaverso aplicado à indústria e ao comércio, liderança feminina na tecnologia e inovação e sobre o marco legal das startups. O segundo e último dia trouxe uma programação especial sobre agronegócio, nas temáticas de inovação aberta, mudanças climáticas e sustentabilidade na produção de alimentos. O encerramento foi realizado com a 11ª Conferência Campinas Startups, promovida em parceria com a Campinas Tech.
O Inova Trade Show foi realizado pela FFCi (Fundação Fórum Campinas Inovadora) com objetivo de promover oportunidades de negócios e networking, apresentar o potencial tecnológico e as novas tendências para o ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país.
“Tivemos um público extremamente qualificado e o que a gente tem notado é um número grande de conexões, permitindo um primeiro contato para diversos negócios que podem surgir. Sentimos um entusiasmo muito grande neste sentido, pelas potencialidades e facilidades oferecidas nesses dois dias”, afirmou o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral.
Participaram do evento empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, parques científicos e tecnológicos, associações e órgãos governamentais de 13 cidades.
Conexão
Alcino Vilela, da empresa-filha da Unicamp e graduada da Incamp, Homebook, esteve na área de exposição e ressaltou a importância do evento para a inovação.
“Eu estive em 2019 como visitante e agora em 2022 como startup expositora, com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, e pude ver a diferença em ser expositor e mostrar nosso protótipo de portaria robótica para as pessoas que passavam pelo estande e ficaram curiosas. Esta oportunidade nos proporcionou visibilidade e contato com potenciais parceiros e clientes.”
O RoadShow Tecnológico, promovido em parceria com a também empresa-filha da Unicamp, Alcance Innovation, foi uma das novidades deste ano. As instituições e empresas selecionadas tiveram um espaço especial durante a programação para apresentar tanto as soluções e tecnologias desenvolvidas quanto as demandas do mercado nas áreas de saúde, energia e alimentos.
Renato Luzzardi, líder de inovação para P&D Latam da Bayer, participou do evento e fez reuniões para buscar parcerias em inovação. “Foi muito interessante a iniciativa para incentivar a inovação e levá-la para dentro da empresa. Uma grande oportunidade para conhecer o que as instituições e a academia têm desenvolvido para melhorar os processos internos e também para agricultores”, disse.
A Fundação Fórum Campinas Inovadora, organizadora do Trade Show, é uma entidade que reúne todas as Instituições de Ciência e Tecnologia de maior relevância da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais, que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação da região.
SAIBA MAIS
O Inova Trade Show teve como parceiros Unicamp, Agência de Inovação Inova Unicamp, PUC-Campinas, Mescla PUC-Campinas, Conexão.f da Fundepag, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Apta, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Eldorado, Alcance Innovation Consulting, Vilage Marcas e Patentes, Velis, Coalizão pelo Impacto e Campinas Tech. Tem apoio de Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Campinas, Cepetro (Centro de Estudos de Energia e Petróleo), Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Share People Hub, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Anbiotec Brasil, CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Open Innovation Brasil, PDI Soluções Empresariais, Band e Campinas.com.
Matéria original publicada em Diário Campineiro.