Texto: Maria Eduarda Duarte

Foto: Felipe Gomes

No dia 4 de Dezembro, quatro empresas-filhas da Unicamp participaram do primeiro Seminário de Capacitação do Exportador do SP Export, programa criado pela Investe São Paulo e que busca estimular a exportação nas empresas do estado. As startups Tendere, Cybox Tecnologia, DPR Engenharia e Strategy Manager foram as selecionadas para oferecer serviços e tecnologias que facilitem a exportação de produtos e para conversarem sobre seus modelos de negócio com os empresários participantes do seminário. Vale salientar que Tendere e a DPR Engenharia são graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e que a Cybox Tecnologia passa pelo processo de incubação na Incubadora. A primeira edição do evento aconteceu na Expo Dom Pedro, em Campinas.

De forma geral, as empresas-filhas viram no evento uma boa oportunidade para a troca de experiências e para o estabelecimento de contatos importantes no ingresso ao mercado exterior. “O evento está sendo interessante para a Cybox porque normalmente não temos muitas oportunidades de ter contato com exportadores, o que acaba ampliando as oportunidades comerciais”, disse Marcel Pinheiro, CEO da startup Cybox.

“O evento mal começou e já vieram várias pessoas falar com a gente, o que mostra que o nosso produto é muito importante para o mercado, tanto interno quanto externo”, avalia Patrícia Sant’Anna, fundadora e diretora de pesquisa da Tendere. Patrícia comenta, ainda, a importância da participação dos empreendedores nos atendimentos de capacitação oferecidos no decorrer do evento. “A gente está tendo os atendimentos disponíveis no evento, no Poupatempo, e aprendendo com eles. Isto está superando as expectativas”.

O Seminário contou com a presença de muitas autoridades regionais, estaduais e federais, além de representantes da iniciativa privada, que mencionaram a relevância do desenvolvimento de esforços conjuntos que visem estimular a exportação e internacionalização de serviços e produtos provenientes de empresas do estado. Jonas Donizette, prefeito de Campinas, também comentou a importância de eventos como esse no contexto atual de crise. “Com a nossa moeda desvalorizada em relação ao dólar, nós temos condições de acesso ao mercado externo com mais facilidade, com mais competitividade”, pontuou.

Mais sobre o evento

O 1º SP Export – Campinas buscou fornecer a pequenas, médias e grandes empresas da região de Campinas informações e atendimentos na área de exportação de serviços e produtos, mostrando como iniciar esse processo de internacionalização. O evento contou com um serviço intitulado “Poupa Tempo do Exportador”, que ofereceu aos empresários consultorias em cinco temas: capacitação de empresas, adequação de produtos, ações de promoção comercial, inteligência comercial e financiamento.

O evento foi realizado pela Investe São Paulo, a partir de uma parceria entre com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Apex-Brasil, Prefeitura de Campinas, LIDE Campinas, CIESP Campinas, FIESP, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABITI), Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Sebrae SP, e contou também com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp.