Dando continuidade ao programa de capacitação organizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) em parceria com o Sebrae Campinas, na última quarta-feira, 19 de agosto, membros de empresa incubadas na Incamp receberam consultoria de Recursos Humanos e Administração. A palestra, ministrada pelo consultor Sérgio Diniz, foi orientada pela pergunta “Como escolher sócios e formar minha equipe da melhor maneira?”. A partir da indagação, Diniz abordou o papel do líder, contraponto à visão conservadora do papel do chefe.
Na sequência, Diniz apresentou a ideia de que, para gerenciar pessoas, é preciso entender as pessoas. Nesse sentido, ele exibiu fatores que mais motivam as pessoas em suas carreiras, expôs ideias sobre competências, as diferentes gerações e como gerenciar conflitos entre elas. Ainda, falou sobre como criar e reter talentos, como realizar recrutamento e seleção, como participar de entrevistas e, por fim, sobre a definição de papéis dentro das empresas e distribuição de tarefas. A palestra contemplou as noções de liderança, processos e mentoria.