Vista aérea da Unicamp no pô do sol, quase totalmente à noite. As luzes estão acessas e o céu está em degradê do laranja ao azul escuro

Universidades e centros de pesquisa alavancam inovação na metrópole, mas perda de complexidade nas importações e desindustrialização nacional preocupam, apontam economistas.

Foto: Rafael Smaira/G1

Entre as instituições que influenciam nos dados positivos, a reportagem do G1 destaca Agência de Inovação Inova Unicamp, que é apontada com suas ações de fomento ao empreendedorismo como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e mapeamento junto às empresas-filhas da Unicamp:

"Já a Unicamp utiliza o conceito de "empresas-filhas" para mensurar o emprego e renda gerada a partir de alunos, ex-alunos, professores ou empresas agregadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).

O levantamento mais recente da Agência de Inovação da universidade, a Inova, apontou crescimento de 17% na geração de emprego das empresas-filhas em um ano, além de um faturamento acumulado de R$ 16 bilhões. Para a diretora-executiva da Inova e professora da Unicamp, Ana Frattini, o crescimento foi impulsionado pelas empresas de tecnologia."

Leia a reportagem completa no portal G1 Campinas.