Foto em área externa do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Imagem mostra o Prédio Núcleo, um dos edifícios que compõem a estrutura. No clique, feito em diagonal, é possível visualizar um céu azul com nuvens brancas ao fundo e gramado verde. Fim da descrição.

Número é 19% superior ao registrado no ano anterior. Atualmente, 60 empresas estão instaladas no parque científico tecnológico

Texto: Redação G1 | Foto de capa: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

As empresas instaladas na incubadora e no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em Campinas (SP), faturaram R$ 82 milhões em 2023, segundo dados da Agência de Inovação (Inova) da universidade. O número é 19% superior ao registrado no ano anterior. Atualmente, 60 empresas estão instaladas no local.

Do total de 60 empresas, 23 são startups, além de sete laboratórios de pesquisa e desenvolvimento 30 empresas incubadas. Até o final de 2023, as empresas empregavam 596 pessoas e muitas são criadas por alunos e ex-alunos da Unicamp.

Em relação ao faturamento, só as startups faturaram R$ 79,7 milhões. Já as empresas nascentes, incubadas no local, R$ 2,3 milhões de faturamento.

A coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova afirmou que um dos grandes atrativos para a empresas é manter a proximidade com o ambiente da pesquisa.

"Muitas empresas que aqui estão empreendem a partir das pesquisas que desenvolveram na universidade e muitas também enxergam valor em voltar. Estamos prevendo a construção de um novo prédio e isso vai dobrar a nossa capacidade", disse Mariana Zanatta Inglez.

Taxa de continuidade

Segundo a Inova, a taxa de continuidade das empresas do parque, ou seja, as que se mantêm e não fecham depois um tempo, é de 60%. De acordo com a Fundação Dom Cabral, metade das startups que se formam no Brasil fecha depois de quatro anos.

"Desde impressão de medicamentos, usando inteligência artificial para trazer soluções de saúde, ou tragam eficiência. Você tem a Unicamp oferecendo talentos e conhecimento em várias áreas, contato com empresas que já estão no parque, que proporciona uma interação muito grande, que atrai as empresas para essa riqueza", pontuou Renato Lopes, diretor-executivo da Inova.

Em 2023, as empresas relataram ter atingido 16 mil novos clientes em 48 mercados espalhados por 360 cidades do Brasil e exterior.

📲 Saiba mais sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e sobre a Incubadora da Unicamp.
🌐 Matéria originalmente publicada no G1 Campinas.