Fotografia: Daniella Orsi
Os membros da empresa WebContent
Os amigos Henrique Bauer, Ricardo Janousek, e Ricardo Schinaider já programavam e atuavam na criação de websites de sucesso há algum tempo, quando perceberam que poderiam oferecer seus serviços para conquistar alta relevância para seus clientes na Internet. Buscando inovar e proporcionar um serviço de qualidade na criação de websites no estado da arte e conteúdos inovadores, surgiu, em 2014, a startup WebContent.
Com atuação no mercado de marketing digital e divulgação científica, a empresa de base tecnológica surgiu com o propósito de resolver alguns dos problemas dos consumidores ao cuidar de suas marcas no mundo digital, por meio de excelência técnica, qualidade incomparável e um contato amigável com os clientes. Nesse sentido, buscando estruturar a startup de modo a torná-la uma empresa pronta para crescer, os sócios procuraram a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).
Atualmente na fase de pré-incubação na Incamp, os sócios da WebContent afirmam que os treinamentos e aconselhamentos da Agência de Inovação Inova Unicamp e da própria Incamp são essenciais para dinamizar seu processo de aprendizado do mundo dos negócios. Além disto, dizem que a Incamp é uma ponte de entre o mundo dos negócios já consagrados e os iniciantes e, dessa forma, estão adquirindo uma visão privilegiada deste ambiente, bem como conquistando clientes e parceiros importantíssimos.
Confira a seguir a entrevista concedida pelos membros da WebContent, acerca de seus negócios, do mundo do empreendedorismo e do processo de incubação.
[Inova Unicamp] Como surgiu a ideia de abrir a empresa? Como os sócios se conheceram? Quais foram as suas motivações?
O Henrique e o Janousek já são amigos há mais de uma década, e começaram desde cedo a programar e criar websites dos mais diversos. O Schinaider é amigo de UNICAMP, compartilhando o interesse comum por empreendedorismo e idéias criativas. Conhecemos seu trabalho com divulgação científica, adoramos a originalidade e ele logo entrou para o time!
Temos gerenciado há muitos anos websites que ganharam alta relevância na internet por causa de estratégias de design modernas e atrativas e, principalmente, de um conteúdo inovador. Sempre dedicamos horas de estudos e muitos cuidados para criar o conteúdo que o público dos portais busca e deseja ler. Este é um diferencial importante, pois hoje em dia apenas um conteúdo muito bem pesquisado e escrito do jeito certo irá atrair leitores para seu site.
Um exemplo é o portal Diabeticool, focado no público que convive com o diabetes. A página é uma das mais acessadas no país quando o assunto é diabetes e possui parcerias de peso como a Medtronic, Abbott, Multifarmas e o programa estadual Meu Prato Saudável. As informações e matérias do Diabeticool são rigorosamente pesquisadas e possuem amplo embasamento científico, porém são extremamente fáceis de ler e compreender, são dinâmicas e criadas pensando no público da internet.
Página inicial do portal Diabeticool
O Diabeticool foi uma novidade enorme, já que os sites sobre diabetes costumavam ter linguagem áspera, repleta de termos médicos, e artigos que o público em geral não conseguia compreender. Não à toa, temos textos com mais de 50 mil likes nas redes sociais e dezenas de milhares de compartilhamentos. Já demos vários furos de notícias no portal que repercutiram na mídia nacional. E tudo isto em um assunto super específico, como é o diabetes.
Outro exemplo de sucesso é o portal Orlando Viagem, o resultado número 1 do Google quando se busca viagens para Orlando, Flórida. As funcionalidades do site, dinâmicas e atrativas, aliadas ao conteúdo continuamente atualizado, tornaram o portal um fenômeno na internet. Para se ter uma ideia, só a página oficial do OV no Facebook tem mais de 50 mil fãs. Ganhamos a confiança e a fidelidade dos leitores, além de dezenas de parceiros comerciais.
Página inicial do portal Orlando Viagem
Tendo esta experiência na criação de portais de sucesso e conteúdo de primeira linha, decidimos que era hora de oferecer nossos serviços para quem deseja conquistar alta relevância na internet. Tínhamos a certeza de poder oferecer um serviço de qualidade e de uma maneira inédita no mercado nacional, aliando trabalho sério, excelência técnica, qualidade incomparável e um contato amigável com os clientes. Deste desejo de inovar nasceu a WebContent.
[Inova Unicamp] Por que escolheram empreender?
Tínhamos em mãos a enorme vontade de criar algo novo, oferecer um serviço de marketing digital que resolveria várias dores de cabeça dos clientes (inclusive laboratórios e centros de pesquisa, através da WebContent Acadêmica), de maneira inovadora no Brasil; tínhamos também a garra de enfrentar obstáculos visando aprender muito com eles e melhorar cada dia mais, usando os eventuais tropeços como “empurrões” para um futuro melhor; e porque tínhamos a certeza de possuir o conhecimento técnico e científico, além da maturidade, necessários ao desenvolvimento de produtos e serviços únicos.
[Inova Unicamp] Quais os desafios encontrados antes do processo de incubação? Por que escolheram a Incamp?
Uma startup tecnológica precisa mostrar logo a que veio. Não há tempo nem dinheiro a ser desperdiçado. Para que a empresa não sucumba nos primeiros meses, é essencial começar a criar uma base sólida de clientes. Apesar de nosso portfólio anterior, nem sempre é fácil convencer uma empresa a contratar uma startup para cuidar de sua marca no mundo digital (e com razão!). Por isso, decidimos que a melhor estratégia era tornar nossa startup muito mais do que uma “iniciante”, isto é, torná-la uma empresa de fato; pequena, mas bem estruturada e pronta para crescer. Para isto buscamos a INCAMP.
[Inova Unicamp] Qual oportunidade, proporcionada pela Incamp, trouxe benefícios para o seu negócio?
A INCAMP está sendo fundamental na otimização dos vários processos necessários ao bom funcionamento da empresa. Quando se começa uma startup, quase ninguém pensa em tudo o que isto envolve: contas, leis, clientes, contratos, contatos, administração interna...sem contar o trabalho em si! Existem diversas estratégias consagradas que ajudam o empreendedor a lidar com esta miríade de situações, e os treinamentos e aconselhamentos da INOVA e da INCAMP são essenciais para dinamizar o processo de aprendizado.
Além disto, a INCAMP é uma ponte de valor inestimável entre o mundo dos negócios já consagrados e os iniciantes. Através dela, estamos adquirindo uma visão privilegiada do ambiente de negócios local e conquistando clientes e parceiros importantíssimos.
[Inova Unicamp] Como é o mercado em que atuam? Quais os desafios de empreender nesse segmento?
Nosso mercado é mais bem descrito como “marketing digital”. É a especialização de adquirir, fidelizar e gerar o máximo valor para o público-alvo do cliente, através de estratégias em mídias digitais fortemente focadas em conteúdo.
No Brasil, e principalmente aqui em São Paulo, já existem diversas empresas com foco no marketing digital. Por um lado, isto traz desafios óbvios, porém, por outro, estimula a criação de serviços novos para os clientes, mantendo nossa empresa um passo à frente da concorrência.
Outro detalhe interessante é que o mercado de criação de conteúdo terceirizado ainda é incipiente no Brasil, e cresce a cada ano. Há oportunidades mil para ajudar novos clientes a atingir seus objetivos.
[Inova Unicamp] Quais produtos vocês oferecem?
Criação de websites, programação web, geração de conteúdo original para websites de empresas, administração e criação de perfis em mídias sociais, criação de vídeos para web, criação de roteiros e apresentações para palestras e seminários. Além disso, criamos a WebContent Acadêmica, onde trabalhamos com divulgação científica através da criação de conteúdo especial para laboratórios, institutos e centros de pesquisa e roteiro e arte para materiais educativos (flyers, folders, histórias em quadrinhos, revistinhas etc.).
Flyer da WebContent
[Inova Unicamp] Qual o principal diferencial competitivo de sua empresa?
Uma das nossas áreas de especialidade é a divulgação científica (através da WebContent Acadêmica). Nela temos investido muito. Ao longo dos últimos anos, adquirimos experiência e expertise na criação de conteúdo para grupos de pesquisas, institutos e laboratórios, auxiliando-os a conquistar o que sempre sonharam: popularização do conhecimento com qualidade. A formação científica de nossos redatores é fundamental neste processo. Nenhuma outra empresa fornece tais serviços especializados.
[Inova Unicamp] Quais são os seus planos para o futuro? Quais serão os próximos passos?
Estamos 100% dedicados a melhorar os serviços da WebContent. Nossa meta é continuar trazendo opções inovadoras e impactantes para nossos clientes e amigos, ajudando-os a ter uma posição de amplo destaque na internet - e, claro, no ‘mundo real’ também. Um de nossos maiores sonhos é continuar ajudando centros de pesquisa a alcançar o maior número possível de pessoas, divulgando Ciência com qualidade e do jeito certo.
[Inova Unicamp] Qual seria sua recomendação para outros empreendedores, que também estão iniciando seus negócios?
[Janousek] Seja humilde. Você vai começar pequeno, surgirá um monte de problemas que exigem solução imediata e que você nunca havia pensado antes, haverá muita dor de cabeça e pouco dinheiro. Então esqueça o ‘glamour empreendedor’ que muita gente até hoje vende, esqueça besteiras do tipo nomear cargos de “CEO” de startup e sair vendendo promessas sem ter ideia de como finalizará um produto, e comece a trabalhar - a trabalhar MUITO. Foque no trabalho – é só isto que importa. Foque na máxima qualidade para os clientes. Pense grande, mas haja no dia-a-dia com firmeza e determinação. Este tipo de humildade nos negócios traz resultados impressionantes!
[Schinaider] Seja criativo e pense em um produto, ou preste um serviço, novo e diferente daqueles que já encontramos no mercado. Tente olhar para a sociedade e ache um nicho onde há demanda, mas onde não há produtos ou serviços especializados para supri-la.