Inova Unicamp, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, empresas da Incamp e Rede Inova SP são alguns dos destaques do evento

Nos dias 20 e 21 de outubro, a região de Campinas recebe a 3ª edição do InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado – que, neste ano, acontece no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e tem como tema as oportunidades e os desafios do ecossistema regional de inovação e o desenvolvimento territorial.

Serão dois dias repletos de oportunidades de negócios, reunindo grandes empresas, startups e instituições de pesquisa. “O InovaCampinas irá debater sobre ações estratégicas, que visam à criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento e do habitat de inovação, da criatividade e da competitividade na região de Campinas”, explica Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vice-presidente de administração e finanças da Fundação Fórum Campinas (FFCI) – realizadora do evento juntamente com a Unicamp, por meio da reitoria e do Instituto de Economia e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social da Prefeitura Municipal de Campinas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo (SDECTI).

Na ocasião, além de palestras e da possibilidade de networking, o público presente poderá conhecer de perto o trabalho da Agência de Inovação Inova Unicamp, do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e das empresas pré-incubadas e incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), por meio da exposição de projetos e protótipos desenvolvidas por elas. No primeiro dia, à tarde, estarão presentes, a S Cosméticos do Bem e a Bioxthica. Já no dia 21 de outubro, participarão, no período da manhã, as empresas incubadas Cybox, Holi Style, InovaFi, que também estará no evento no período da tarde, ao lado da Fawke. Importante organização que conecta os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do estado de São Paulo por meio da capacitação de seus colaboradores, membros da Rede Inova SP também estarão no evento, expondo cases de sucesso e esclarecendo dúvidas do público.

Com o intuito de articular e integrar empresas, instituições de pesquisa e poder público na promoção da inovação e do desenvolvimento regional, de acordo com Gurgel, o InovaCampinas busca debater não só temas relacionados ao empreendedorismo tecnológico, mas também assuntos que colaborem para o fortalecimento da região de Campinas como polo tecnológico, consolidando-a como região do conhecimento.

Para isso, o evento traz especialistas nacionais e internacionais que apresentarão suas experiências em palestras como: “Região Empreendedora e Desenvolvimento Territorial: evidências do Reino Unido”, “Universidades e Estratégias de Inovação Regional: o caso Europeu”, “Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Regional: um panorama do Brasil”, e “Território, Políticas Governamentais para Inovação e Relacionamento Universidade-Empresa: o caso da Espanha”.

“Como a missão da Fundação Fórum Campinas é criar ações capazes de promover, ampliar e intensificar a utilização de ciência, tecnologia e inovação como meios para potencializar o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional, estamos muito satisfeitos com a realização da 3ª edição do InovaCampinas”, disse o presidente da FFCI e vice-presidente Comercial do CPqD, José Eduardo Azarite, que acrescentou: “Nosso objetivo é mobilizar as autoridades dos poderes públicos das três esferas e os principais agentes do desenvolvimento socioeconômico regional para a discussão de abordagens adotadas por regiões do conhecimento para intensificar o desenvolvimento regional. Além disso, pretendemos criar um ambiente promotor de cooperação tecnológica, com mais aproximação entre universidades e empresas, e mostrar as vantagens competitivas para a atração de investimentos e instalação de empresas nos municípios da região, com ênfase nos Parques Tecnológicos”.

Edições anteriores

O InovaCampinas foi realizado pela primeira vez em 2012, por meio de uma ação conjunta entre a FFCI e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social da Prefeitura Municipal de Campinas e de importantes entidades promotoras de inovação tecnológica, empreendedorismo e desenvolvimento econômico regional, estadual e nacional.

Em 2014, o evento teve o tema “Universidades e Desenvolvimento Regional: as Bases Para a Inovação Competitiva” e foi uma realização conjunta da FFCI e da Unicamp, por meio da reitoria e do Instituto de Economia. A iniciativa contou com o apoio de importantes instituições, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Petrobras, o Banco do Brasil, a Prefeitura Municipal de Campinas, a Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), a Agência de Inovação da Unicamp, o Ministério da Integração Nacional, o Governo do Estado de São Paulo, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-Campinas), entre outras.

Com o tema “Ecossistema Regional de Inovação e Desenvolvimento Territorial: oportunidades e desafios”, em 2016 o InovaCampinas conta com patrocínio do Terras do Barão Empreendimentos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo (Prefeitura de Campinas), e da FAPESP. Além disso, tem apoio da REC – Rede Anhanguera de Comunicação, da V8 Startups, do Grupo de Líderes Empresariais Campinas (LIDE), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), do CIESP-Campinas, da Associação Campinas Startups (ACS), do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp),  da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) .

Mais informações: http://inovacampinas.org.br/

Inscreva-se: http://inovacampinas.org.br/#inscrevase