Eduardo Neger, diretor de engenharia da Neger Telecom, participa da cerimônia virtual de premiação da empresa-filha da Unicamp na ocasião do anúncio das empresas destacadas no Anuário Telecom 2023

Empresa-filha da Unicamp está hospedada no Parque Científico e Tecnológico e é uma das mais rentáveis do setor no país e coleciona prêmios do Anuário Telecom há anos, desta vez destacando-se na categoria software

Texto: Christian Marra – Inova Unicamp| Fotos: Divulgação Anuário Telecom

A Neger Telecom é uma empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que há vários anos é premiada pelo Anuário Telecom, uma das principais publicações do setor no país. E neste ano não foi diferente: a Neger recebeu o prêmio de Destaque do Ano na categoria software na 33ª edição do Anuário, em uma cerimônia virtual realizada no último dia 28 de setembro, e que pode ser assistida na íntegra aqui.

Para conquistar esse destaque recorrente, a estratégia da Neger tem sido a de focar no desenvolvimento de aplicações de nicho, evitando os segmentos de telecomunicações pouco rentáveis que se tornaram commodities no mercado, optando por apostar em projetos altamente especializados e tecnologicamente inovadores. Para o futuro, Eduardo Neger, o diretor de engenharia da empresa e engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Unicamp, revela que os projetos desenvolvidos no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, terão um protagonismo decisivo, como ele afirma em declaração para o Anuário Telecom:

“Mantivemos padrões de inovação e rentabilidade, e as perspectivas para os próximos anos estão nos resultados dos últimos projetos de Pesquisa e Inovação desenvolvidos no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em Campinas (SP), onde mantemos um laboratório de desenvolvimento em engenharia de radiofrequência e segurança espectral”, explica Neger.

Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio, Neger fez questão de mencionar a contribuição do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp para o alcance dos seus resultados positivos: “agradecemos aos arranjos de pesquisa e desenvolvimento efetuados pela Unicamp, da qual temos uma grande satisfação em participar do seu Parque Científico e Tecnológico, onde temos uma proximidade com a pesquisa e a Universidade”, declarou Neger. De fato, ao estar presente no campus de Campinas, um dos objetivos da Neger é manter sua proximidade com a academia e com os alunos de graduação e pós-graduação da instituição.

Ainda nessa ocasião, ele também lembrou que este é o sétimo ano consecutivo que a Neger Telecom é homenageada entre as 10 empresas mais rentáveis do setor pelo Anuário. Ao contrário deste ano, quando foi a vencedora na categoria software, nos anos anteriores a empresa sempre venceu na categoria rentabilidade. Mas isso não significa que a empresa tenha deixado de ser rentável, muito pelo contrário: sua preferência pelos nichos do mercado colocou-a pela primeira vez entre as 10 empresas mais rentáveis do setor no Anuário Telecom, registrando um expressivo índice de 37,9% de rentabilidade sobre as vendas no último ano, percentual que a posiciona como a quarta empresa mais rentável do seu segmento em todo o país, também de acordo com o Anuário 2023.

Em seu campo de atuação, mais especificamente, o foco da Neger Telecom é o uso do espectro para a evolução de tecnologias como Inteligência Artificial, rede 5G e Internet das Coisas, por meio de aplicações de segurança e conectividade com o uso de radiofrequência. De 2019 para cá, a Neger tem desenvolvido soluções para o mercado de defesa e segurança e já foi expositora de eventos internacionais como o Eurosatory, em Paris (França) e o Indo Defense, em Jacarta (Indonésia), ambos em 2022, além de ter exposto seus sistemas neste ano de 2023 em Londres (Inglaterra).

Entre os seus produtos de destaques está a linha de contramedidas eletrônicas (ECM –Electronic Countermeasures) que aplica técnicas de ultraconfinamento (Ultra-Confined Jamming), conceito criado pela área de engenharia da Neger a partir de produtos voltados para segurança pública e privada. Conforme Neger relatou ao Anuário, uma das iniciativas em desenvolvimento é a criação de tecnologias para a detecção de drones comerciais, de modo a torná-las mais acessíveis em termos de custo e de manuseio. Essas soluções teriam aplicação no campo da segurança pública e privada, pois no Brasil tem se tornado comum o uso de drones comerciais em ações ilícitas. A proposta é desenvolver sistemas que detectem esses drones e crie alertas.

Saiba mais sobre o Parque Científico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é gerenciado pela Inova Unicamp e está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp e startups.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.