Foto interna da área de eventos prédio Anexo, do Parque. O espaço é amplo, cheio de cadeiras, puffs e sofás de diferentes cores. As paredes são de vidro, dando a sensação de espelhamento. Fim da descrição.
As oportunidades são para empresas que desejam instalar seus laboratórios de P&D e para startups

Texto: Kátia Kishi | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Startups e empresas que promovem inovação aberta têm oportunidade de se instalarem dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em um dos seis prédios do Parque Científico e Tecnológico, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp.

O complexo reúne diversas opções que variam entre posições de coworking a salas de escritórios e infraestrutura laboratorial com a chamada “área molhada” para uso de pias. As empresas instaladas no Parque ainda têm acesso a outros serviços, como a possibilidade de usar salas de reuniões compartilhadas entre as empresas ou reservar os auditórios e espaços de eventos.

“Além das vantagens estruturais disponíveis no Parque, estar fisicamente dentro da Unicamp é uma grande oportunidade para as empresas que buscam se aproximar de recursos humanos qualificados e ter facilidade para fechar parcerias com novos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Unicamp”, apresenta Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sobre as vantagens do ecossistema.

Para as empresas que desejam promover projetos grandes e a longo prazo, também é possível aderir à opção “Built do Suit”, construindo um espaço customizado para esses projetos em parceria com a Universidade. Hoje, o Parque tem 100 mil m² construídos, mas o espaço total de ocupação no principal campus da Unicamp é de 350 mil m².

Benefícios e como ingressar ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

Entre as diferentes empresas que compõem a comunidade do Parque, há desde empresas incubadas e startups até grandes corporações que mantém seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp, como a Samsung:

“O ecossistema de inovação, seja acadêmico ou de startups, é muito forte. E, sem dúvidas, o Centro de Pesquisas da Samsung se beneficia disso de várias formas. Seja trazendo inovação por meio de pequenas empresas que estão aqui na Região ou se beneficiando de projetos que temos com a Universidade e alunos que pertencem à Universidade que são contratados para continuar as pesquisas e desenvolver novos produtos dentro do nosso Centro de Pesquisa da Samsung”, comenta Miguel Lizarraga, responsável pelo laboratório de P&D da Samsung na Unicamp.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.

Deseja instalar sua startup ou um laboratório de pesquisa e desenvolvimento da sua empresa dentro da Unicamp?