search
Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, entre Clarissa Victorio e Ronald Barzola, da incubadora peruana Scale Up 4. Fim da Descrição
Visita foi marcada por troca de experiências em programas de incubação de empresas e abriu portas para cooperações no futuro, além de reforçar o papel do Parque da Unicamp como referência de ecossistema empreendedor latino-americano.

 

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Roberto Martins – Inova Unicamp

Na última semana de agosto, o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, recebeu a visita de dois representantes da incubadora de empresas peruana Scale. Ronald Barzola, diretor de inovação e impacto, e Clarissa Victorio, gerente geral da incubadora, estiveram no campus de Barão Geraldo em Campinas da Unicamp para conhecer o ecossistema de empreendedorismo tecnológico promovido pela Inova Unicamp e trocar experiências.

A visita foi acompanhada por Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp, que apresentou aos visitantes a Agência e o Parque, assim como as principais áreas de atuação das empresas instaladas. Foram apresentadas as ações de promoção do empreendedorismo tecnológico, entre eles, as competições de empreendedorismo promovidas pela Inova, como o Inova Jovem e o Desafio Unicamp, que abrem espaço para o surgimento de novas ideias de negócios que podem resultar na criação de startups.

Os visitantes puderam entender o funcionamento da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), também sob gestão da Inova, que é certificado com a nota máxima do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) por atingir o nível máximo de boas práticas em incubação. Neste sentido, houve uma rica troca de experiências acerca das práticas adotadas na Incamp e na Scale, especialmente no que se refere ao tempo de incubação. Enquanto na incubadora peruana o período varia de seis meses a um ano, o tempo total que uma empresa passa na Incubadora da Unicamp, até sua graduação, pode chegar a três anos. 

 

POSSIBILIDADE DE PARCERIAS COM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

 

No âmbito da internacionalização, foi apresentado o programa Global Partners, criado a fim de fortalecer a relação da Unicamp com aceleradoras, incubadoras e agências de inovação e empreendedorismo de outros países, como é o caso da Scale. 

No contexto do empreendedorismo tecnológico, esse tipo de cooperação é essencial para a ampliação de redes de apoio, para o compartilhamento de conhecimento, para o acesso a outros mercados ampliados, possibilitando a internacionalização das empresas que fazem parte do ecossistema sob gestão da Inova Unicamp. Para Zanatta Inglez, essas trocas reforçam a importância do fortalecimento das parcerias entre a Unicamp e outros países da América Latina. 

“Essas trocas de experiências ampliam nossas possibilidades de ação conjunta com parceiros da América Latina, que são mercados importantes e, muitas vezes, atendem empresas que estão no Parque da Unicamp e na Incamp. E, pensando pelo lado da Scale, também é uma porta de entrada para o mercado brasileiro”, afirmou. 

A visita dos representantes da Scale ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp reforça o papel de referência do ecossistema empreendedor gerenciado pela Inova Unicamp. “Sem dúvida, esse tipo de reconhecimento fortalece nosso papel de ecossistema junto a esses parceiros internacionais”, finalizou Zanatta Inglez. 

 

PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UNICAMP

 

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, está situado no campus da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo de Campinas. Localizado em uma área estratégica, cercado por várias instituições de ciência e tecnologia, oferece espaços de escritório, suporte para laboratórios de P&D e opções de coworking para empresas interessadas em se conectar ao ecossistema da Unicamp. Além disso, possibilita a construção de espaços personalizados para pesquisa em colaboração com a Universidade. 

 

Cada tipo de instalação tem seu próprio processo e edital exclusivos. Confira mais detalhes no site do Parque.