search
cinco pessoas paradas em pé, em frente a uma placa do Senae-SP. Da esquerda para a direita, temos um rapaz de blusa listrada, uma moça de cabelo longo e solto e blusa longa bege, uma moça de cabelo preso e blusa preta e um homem alto de blusa azul. fim da descrição.

Os participantes puderam conhecer as Chamadas de fomento à inovação dos PIPE FAPESP Sebrae e tirar dúvidas sobre a submissão dos projetos.

 

Texto: Letícia Moreira

Foto: Letícia Moreira

 

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Agência de Inovação Inova Unicamp sediaram, nesta quinta-feira (13/07), o evento PIPE Sebrae, organizado pelo Sebrae São Paulo, que visa difundir oportunidades de fomento à inovação para empreendedores. O objetivo foi apresentar os editais das Chamadas PIPE Start e PIPE Sebrae e tirar dúvidas sobre as inscrições e a distribuição dos recursos disponíveis. As chamadas integram o programa Sebrae for Startups e os recursos são oriundos do convênio estabelecido entre as duas instituições (Sebrae e FAPESP), em 2021. 

O evento, que ocorreu no Prédio LIB, na Unicamp, iniciou com uma palestra sobre a Inova Unicamp e o Parque Científico realizada por Matheus Marques, Analista de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova. Em seguida, Mayra Izar, consultora de inovação do programa Sebrae for Startup, apresentou o PIPE Start, edital voltado para a validação preliminar de ideias de negócios de inovação. 

Diferente de outros Programas de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPEs), o PIPE Start oferece também capacitações, uma vez que é esperado que, ao final da chamada, o participante esteja preparado não apenas para os PIPES subsequentes, mas também para ingressar em programas de pré-aceleração e de captação de investimentos. O PIPE Start tem uma duração máxima de nove meses e o recurso oferecido pode chegar a R$ 100.000,00. Mayra reiterou a importância de que os interessados atentem aos requisitos e prazos do edital.

Em seguida, Marcus Leite, também consultor de inovação do programa Sebrae for Startup, apresentou o edital PIPE Sebrae, voltado ao desenvolvimento comercial de empresas com mais de 12 meses de mercado. Além de sediadas no estado de São Paulo, as empresas participantes devem ter um faturamento bruto anual de, no máximo, R$ 4.8 milhões. O objetivo desta chamada é desenvolver a pesquisa técnico-científica e inserir a empresa ou sua tecnologia no mercado. Leite destacou que, junto com São Paulo e São José dos Campos, Campinas é uma das campeãs na submissão de projetos para esta categoria. 

Ao final do evento, foi aberto um espaço para dúvidas e esclarecimentos. O público aproveitou bem o momento e houve muitas trocas de experiências entre quem já submeteu projetos e quem está em processo de submissão.