Laboratório de Ensaios e Testes (LET) obteve acreditação para testes de certificação da Anatel em dispositivos móveis para a faixa de ondas milimétricas (FR2) e outras tecnologias

Texto: Instituto ELDORADO | Foto: Freepik

Consolidando seu pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil, o Instituto ELDORADO, localizado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, expandiu seu escopo de serviços acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Agora, o ELDORADO é o primeiro no país a obter a acreditação para executar testes de certificação exigidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para dispositivos móveis da quinta geração, na faixa de ondas milimétricas (FR2).

Em complemento à atualização do escopo, o Laboratório de Ensaios e Testes (LET) do Instituto ampliou a oferta de ensaios acreditados também para outros escopos: Time Average SAR (TAS) – Ato ANATEL 1630 (2021); Instrumento de Pesagem Não Automático baseado na nova Portaria do INMETRO nº 157 (2022); Ensaios mecânicos em Carregador de Telefone Celular - Ato ANATEL 5159 (2022) , Ensaios para DispositivosMóveis por Satélite – ETSI EN 301 441 / ETSI EN 300 733, e Power Density (PD) - IEC/IEEE 63195-1 para faixa acima de 6GHz incluindo 5G FR2.

O LET já realiza testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), Segurança Elétrica, Radiofrequência (RF) e SAR, expandindo agora também para FR2 (Frequency Range 2) incluindo a análise para power density (PD). A nova faixa de frequência opera no Brasil em 26 GHz, o que possibilita maior velocidade nas conexões.

“Com esse avanço, o ELDORADO fortalece sua posição como referência na certificação de dispositivos móveis da tecnologia 5G no Brasil. A acreditação pelo Inmetro é um reconhecimento internacional, que assegura aos clientes nossa excelência técnica e, principalmente, a qualidade e a confiabilidade dos nossos resultados”, destaca Alessandro Andreo, gerente de Avaliação da Conformidade, do Instituto ELDORADO.

Na vanguarda

Em 2020, o Instituto lançou o primeiro laboratório para análise e validação dos dispositivos 5G para fabricantes do Brasil na faixa FR1 (Frequency Range 1), que serviu como base para diversos estudos e o desenvolvimento da tecnologia no país. Em 2022, este laboratório foi ampliado para cobrir a faixa de ondas milimétricas FR2 (Frequency Range 2).

Mais informações

A consulta do escopo de ensaios acreditados está disponível no link: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0181.pdf. Já para solicitar um orçamento, os interessados podem entrar em contato diretamente pelo site do ELDORADO: https://www.eldorado.org.br/contato/

Sobre o Instituto ELDORADO

Uma trajetória de sucesso consolidou o ELDORADO como referência quando o assunto é PD&I no Brasil. Já são 24 anos trabalhando ao lado de parceiros nacionais e globais que buscam soluções disruptivas em P&D e Inovação, Testes de Laboratórios, Certificação de Produtos para Telecomunicações, Capacitação e Treinamento e Consultoria em Inovação.

Com unidades em Campinas, Brasília, Porto Alegre e Manaus, o Instituto cada vez mais fortalece a sua atuação no desenvolvimento de soluções inovadoras nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Agronegócio, Automotivo, Energia, Oil & Gas e Saúde.

O ELDORADO é protagonista em Inovação Aberta, promovendo a construção colaborativa de ideias e soluções para cada necessidade do mercado. Como resultado, apresenta cases de sucesso e ampla expertise em tecnologias como: IA, IoT, big data, analytics, realidade virtual, realidade aumentada e data lake.

Ao longo desses anos, é presença constante em rankings de reconhecimento nacional, que destacam as melhores empresas para atuar no país, como o ranking dos Lugares Incríveis para Trabalhar.