Escute a matéria na íntegra no site da CBN Campinas

Texto: Francisco Lima neto | Imagem: Divulgação

Campinas ocupa a segunda colocação no Estado em número de startups, com 144 empresas na região metropolitana. Os dados são da Associação Brasileira de Startups. No Brasil, os estados com mais startups são: São Paulo, com 4.027, Minas Gerais, com 1.240, Rio Grande do Sul, com 976, e Rio de Janeiro, com 880. Campinas é uma das 15 cidades que mais geram empresas deste tipo na região Sudeste. Por aqui, 18% são do agronegócio, 15% de finanças, 11% atuam na educação, 11% no e-commerce e o mesmo número em desenvolvimento de software.

De acordo com Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), esse é um ecossistema que a Inova Unicamp promove ativamente em diversas atividades de fomento ao empreendedorismo, principalmente de base tecnológica. “Por isso é bastante gratificante nós termos esse reconhecimento como um dos principais fatores de Campinas ser destaque entre as empresas que mais abrigam e atraem startups. Na Inova Unicamp nós atuamos em todos os degraus, as etapas dessa jornada empreendedora”, afirma.

Segundo Mariana Zanatta, as disciplinas e competições realizadas entre os alunos que já resultaram em mais de 1000 empresas-filhas cadastradas, somando as de base tecnológica ou não. Sendo que quase 44% delas estão na cidade de Campinas. A formação de startups também é apoiada diretamente com a incubadora de empresas de base tecnológica, a Incamp, que está presente no Parque Científico Tecnológico da Unicamp. “Quem tiver interesse nós estamos com os nossos editais do Parque abertos, tanto o de laboratório de P e D, quanto o de Startups, com a previsão do lançamento do edital para a incubadora no início do ano”, explica. Quem quiser saber mais pode acessar o site parque.inova.unicamp.br.

Saiba mais sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp recebe propostas de startups que desejam se hospedar e se beneficiar do ecossistema ao redor da Universidade, assim como empresas que desejam instalar laboratório e/ou firmar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Unicamp.

Empresas nascentes também pode receber apoio e se hospedar via Incubadora de Empresas de Base Tecnológicas da Unicamp (INCAMP).