A Série Especial do Portal Energia e Biogás tem por objetivo apresentar as principais e mais promissoras startups do Brasil que atuam na área de digestão anaeróbia, produção de biofertilizante, produção de energia e descarbonização com biogás e biometano.
Confira a entrevista completa:
A M. Lima Engenharia é uma startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que se destaca no segmento de Biogás na região de Campinas e São Paulo. Fundada há pouco mais de um ano, a empresa presta serviços de consultoria para a indústria, principalmente de Biogás, além da construção de máquinas e equipamentos customizados para diversos segmentos, como processos industriais, têxtil, alimentício, ambiental, sanitizantes, fármacos e cosméticos.
A M. Lima Engenharia atua de forma integrada, realizando todo o projeto básico, mecânico e executivo do equipamento, englobando as etapas de dimensionamento, elaboração de projeto 2D e 3D, simulação, construção e automação. Os projetos são executados por engenheiros especialistas em dimensionamento, construção, manutenção e automação de máquinas e equipamentos.
Entre os produtos exclusivos que a empresa oferece para a indústria de Biogás estão: o M Lima Flow (medidor de vazão de gás) e também todos os biorreatores da linha “M Lima Bio”:
- Plug - reator de leito fixo
- Dry - reator percolado
- Stirred - reator CSTR
- Upflow - reator UASB
- Baffled - reator IC
- Paked - coluna de absorção
Além desses equipamentos, a M. Lima Engenharia também desenvolveu duas soluções exclusivas que auxiliam no processo de biodigestão anaeróbia: a suplementação de vitaminas e micronutrientes e o sachê alcalinizante.
O objetivo da empresa é ser reconhecida como líder no segmento de serviços de consultoria e customização de equipamentos para a indústria, garantindo qualidade no atendimento e prestação de serviços, segurança e credibilidade na execução e entrega dos projetos, alcançando a satisfação dos clientes.
Para contar um pouco da história e dos desafios de empreender com projetos de digestão anaeróbia e produção de biogás, conversamos com Brenno Lima, CEO da M. Lima Engenharia.
ENTREVISTA
Brenno Lima CEO da M. Lima Engenharia
Engenheiro Químico, possui Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos, é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Empreendedor, destaca-se na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de biogás.
Portal Energia e Biogás: Fale sobre a sua motivação por trás da fundação da empresa:
Brenno Lima: A M Lima Engenharia surgiu da necessidade que eu identifiquei dentro da universidade, enquanto era estudante de Mestrado, da construção de máquinas e equipamentos personalizados para o desenvolvimento de pesquisas científicas aplicadas.
Portal Energia e Biogás: Quais foram os desafios para desenvolvimento de uma startup na área de biogás?
Brenno Lima: Os principais desafios foram: criar o entendimento das necessidades atuais da área e, principalmente, encontrar especialistas e profissionais aptos a atuar na empresa dentro desse segmento. Atualmente, boa parte do nosso time possui mestrado e doutorado voltados ao segmento de Bioenergia. Por último, a competição com as grandes empresas estrangeiras que já atuam no setor também se constitui um desafio, que temos buscado superar através dos nossos diferenciais, como a garantia estendida dos nossos equipamentos (24 meses), que são 40% a 60% mais econômicos em comparação ao mercado; fabricação própria das placas PCB; simulação em software exclusivo desenvolvido por nós, disponível também na versão web.
Portal Energia e Biogás: A “M. Lima Engenharia” é uma startup sediada no Parque Tecnológico da Unicamp. Para vocês, o que representa o suporte e o apoio do parque tecnológico?
Brenno Lima: O suporte e apoio do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp é muito importante, pois proporciona inúmeras oportunidades de crescimento e desenvolvimento para nossa empresa, visto que se trata de um ecossistema de inovação que promove a interação entre empreendedores, fomenta e dissemina conhecimento, além de intermediar o estabelecimento de importantes parcerias.
Portal Energia e Biogás: Quais as soluções para o mercado de biogás que sua startup oferece?
Brenno Lima: Sobre as nossas soluções, focamos na prestação de serviços de consultoria para a indústria, principalmente de Biogás, e na construção de máquinas e equipamentos customizados. As nossas soluções englobam:
-
- Projeto, simulação e construção de máquinas e equipamentos
- Padronização de processos industriais e desenvolvimento de produto
- Automação industrial e agroindustrial
- Pesquisa e desenvolvimento em biodigestão anaeróbia
- Projeto básico, mecânico e executivo de equipamentos
- Consultoria de engenharia do proprietário
- Desenvolvimento de software
- Treinamentos in company
Entre algumas das soluções exclusivas que oferecemos para a indústria de Biogás, podemos destacar o desenvolvimento de reatores e suplementos para processo de digestão anaeróbia.
Portal Energia e Biogás: Fale sobre o atual momento do Brasil para desenvolvimento de uma empresa, estamos em um bom momento para os negócios na área de biogás?
Brenno Lima: Na minha opinião, não estamos no melhor momento para o empreendedorismo de forma geral, porque hoje o país está sofrendo com altas taxas de juros e cargas tributárias que são uma problemática para o surgimento de novas empresas. No entanto, falando especificamente do segmento de biogás, no âmbito nacional, o cenário se mostra favorável devido a investimentos que estão sendo realizados no setor, com incremento de inovação tecnológica e incentivo de políticas públicas que impulsionam de forma bastante positiva este segmento.
Portal Energia e Biogás: Como a M. Lima Engenharia vê o mercado de biogás no Brasil para os próximos 5 anos e como está se preparando para se posicionar no setor?
Brenno Lima: As perspectivas são boas para o segmento de biogás no Brasil, devido a evolução da capacidade de produção ter praticamente dobrado nos últimos anos, com a implementação de novas plantas de biogás. Hoje estamos nos aperfeiçoando cada vez mais, desenvolvendo novas tecnologias para o segmento e, no médio e longo prazo, almejamos incluir em nossa carta de serviços a construção de biodigestores de grande porte.
Entrevista original publicada em Portal Energia e Biogás.