Murilo e Virgilio Marques dos Santos, fundadores da FM2S Educação e Consultoria, são homens brancos. Murilo usa barba e veste camiseta vermelha e Virgílio tem barba aparada e veste camiseta azul. Fim da descrição.
Texto e foto: Divulgação FM2S

FM2S Educação e Consultoria, startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acaba de iniciar seu projeto de expansão internacional, com a oferta de cursos de Língua Espanhola.

O intuito é ampliar o acesso ao conhecimento para estudantes de países como México, Colômbia, Argentina, Chile, além de Peru, Bolívia, República Dominicana, Guatemala e Equador e tantos outros, espalhados por várias partes do mundo.

Nos últimos dois anos, a startup – que, em 2023, completa 15 anos de existência – viu seu número de alunos crescer exponencialmente: de 10 mil para 300 mil, inclusive de outros países, como Portugal, Angola, Moçambique, França e Estados Unidos.

Porém, ao vivenciar uma busca contínua por suas capacitações em outros países além do Brasil, a startup detectou uma limitação, já que a oferta era apenas de cursos na Língua Portuguesa. Simultaneamente, enxergou, ali, uma oportunidade de negócio e de levar ensinamentos para mais pessoas.

“Ao constatarmos esta demanda e estudarmos o mercado, iniciamos o projeto de expansão, com a oferta de cursos inicialmente em Espanhol, em uma plataforma totalmente online, na qual o aluno acessa os conteúdos de onde estiver”, conta Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S e Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp.

Cursos disponíveis

As primeiras capacitações já lançadas na plataforma internacional são os Belts: White e Green Belt, com certificação reconhecida internacionalmente pelo The Council for Six Sigma.

“São iniciativas que inserem os estudantes no universo Lean Six Sigma, metodologia que visa a criação de processos mais eficazes, com foco em redução de desperdícios, aumento de qualidade e de satisfação do cliente”, explica Santos. Pode ser aplicada em diversos tipos de empresas e áreas – da manufatura e logística à saúde, tecnologia da informação e administração.

White Belt apresenta uma introdução ao Lean Six Sigma, com foco em identificação de problemas e contribuição inicial em projetos de melhoria contínua. Já o Green Belt traz conhecimentos mais aprofundados da metodologia e esmiúça vantagens como diminuição de custos, eliminação de problemas e aperfeiçoamento de processos e serviços ao cliente.

Ao ampliar seu leque de atuação, alcançando falantes de outras línguas, a FM2S (considerada uma startup edtech, já que utiliza tecnologias inovadoras no setor educacional) segue com seu propósito: possibilitar que os estudantes consigam sair de uma aula já aplicando o conhecimento.

“Nós mantemos nosso DNA nas iniciativas em Espanhol, também: são cursos com conceitos sólidos e exemplos práticos e aplicáveis, mas que mantêm uma linguagem simples e objetiva. O intuito é propiciar o crescimento na carreira de estudantes de qualquer país, como temos hoje nos conteúdos ministrados em Português e já consolidados. Isso envolve tanto conhecimentos técnicos como habilidades sociais”, pontua Santos.

A curto prazo, os planos incluem a oferta de maior variedade de cursos em Língua Espanhola para, em seguida, viabilizarem iniciativas em outras línguas.

“O que nos move é conseguirmos gerar resultados frutíferos para as pessoas em seus diversos objetivos, que envolvem, por exemplo, deixar os trabalhos mais produtivos, além de melhorar salários e condições de vida. Esse é o papel da startup”, finaliza o CEO.

O acesso aos cursos em Espanhol da FM2S está disponível em https://ead.fm2s.com.es.