search
Imagem da sala de escritório da startup no Parque Científico da Unicamp. A imagem foca em uma parede branca com o logo da empresa, chamada Linkages. Fim da descrição.
 

A Linkages é uma empresa-filha da Unicamp que presta serviços de mapeamento e acaba de ser aprovada para hospedar sua sede no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp para aperfeiçoar seus negócios com uma nova tecnologia em desenvolvimento

Texto: Caroline Roxo | Foto: Arquivo pessoal Linkages 

A startup Linkages é uma das recém-aprovadas para ingressar à comunidade do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp. O principal foco da startup é expandir ainda mais os setores de atuação no ramo de mapeamento de mercado e se especializar em diferentes áreas para ampliar as entregas de qualidade. 

A empresa presta serviços de mapeamento de mercado e endomarketing para setores como tecnologia, educação, hardware, Parques Tecnológicos e Científicos, entre outros. Atualmente, seu objetivo é desenvolver um sistema de mapeamento de dados automático, inteligente e super customizado, com a coleta sendo feita de forma mecanizada e a seleção de informações de maneira personalizada, para melhorar a entrega dos serviços de mapeamento ofertados. Lucas Baldoni, um dos fundadores da Linkages, explica que esse foi um dos principais motivos que motivou a startup a se hospedar no Parque da Unicamp, já que se trata de um ambiente de inovação e tecnologia favorável para o desenvolvimento do novo software. 

“A Linkages irá expandir ainda mais os setores de atuação, na área de agronegócio e alimentos - e prover mapeamentos ainda mais completos e precisos de acordo com a necessidade de cada cliente, como o rastreamento e dados que possibilitem que essas empresas invistam em boas práticas de promoção de ESG (termo em inglês para Environmental, Social and Governance)”, defende Baldoni, sobre o novo foco da startup. 

Um dos principais clientes da empresa é o grupo Idea Electronic Systems, também com sede no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. A Linkages iniciou a parceria prestando serviços de mapeamento ao grupo e acompanhou o processo de crescimento da empresa juntamente com sua expansão na área de atuação do endomarketing.  

Conheça a história da startup 

A Linkages é uma empresa-filha da Unicamp que surgiu após um serviço de mapeamento prestado ao Parque Tecnológico Techno Park Campinas. Na época, o geógrafo Lucas Baldoni, um dos fundadores da Linkages e doutor pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi contratado, ainda durante seu mestrado na Unicamp, para realizar um serviço de mapeamento das empresas instaladas no Parque Tecnológico Techno Park Campinas. A partir desse trabalho, Baldoni continuou com demandas esporádicas de diversos mapeamentos para outras empresas e instituições do ecossistema regional de Campinas.

Ao passo em que os trabalhos aumentavam, Baldoni e outros sócios viram uma oportunidade de mercado no setor de mapeamento, visto que, cada vez mais, startups e grandes empresas precisavam  de informações relevantes para identificar um potencial de negócio. Foi assim que a empresa Linkages iniciou suas atividades em mapeamentos, aplicando técnicas de geomarketing que são utilizadas na identificação de pontos de vendas, distribuição de mercadorias e concorrência, entre outras atividades.

Com o crescimento da demanda de serviço, Baldoni viu a necessidade em recrutar novos membros. Foi quando Camila Baldoni, geógrafa pela Universidade de São Paulo (USP), que se uniu à equipe como gestora de projetos e acrescentou à empresa sua experiência adquirida quando atuava no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa e produção de conteúdo. 

“Quando entrei na Linkages, ainda estávamos estruturando e consolidando nossos serviços no mercado. Atualmente, eu vejo que a startup deu um salto imenso em direção ao avanço tecnológico e na melhoria dos nossos serviços. Estou otimista com a instalação da Linkages no Parque Científico da Unicamp para o desenvolvimento do novo software”, conta Camila Baldoni. 

O time conta também com outros sócios e mais cinco pessoas que compõem a Linkages e completam os nove membros da startup.  Entre os membros da equipe, também está o mentor empresarial Fábio Pagani, com longa trajetória empreendedora e que recém-integrou o time

A Linkages é uma das mais de 40 empresas presentes no ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Conheça as demais empresas e suas soluções na área de Comunidade do site.

Para conhecer os serviços da Linkages e contatá-los, acesse: https://linkages.com.br/

Sobre o Parque Científico da Unicamp

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp está localizado dentro do maior campus da Unicamp, na cidade de Campinas. O local é constituído por 100 mil m² urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D - com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp - e startups. Atualmente, os seis prédios do Parque hospedam 41 empresas, que compreendem incubadas, startups e laboratórios de P&D.

O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp.