Foto de mão branca sobre máquina de leitura palmar que emite luz verde. fundo da foto desfocado. fim da descrição
Uma das primeiras empresas graduadas na Incamp mantém sua tecnologia de reconhecimento biométrico atualizada em convênios de pesquisa e desenvolvimento com a Unicamp.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto de capa: Erich Sacco/Neopix Fotografia

A Griaule é uma empresa brasileira de softwares líder do mercado de biometria de big data com longa parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fundada em Goiânia e transferida para Campinas logo em seguida, foi uma das pioneiras a se graduar no programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Agência de Inovação Inova Unicamp, no período de 2002 a 2005. Em 2003, já estava listada com um dos 8 algoritmos mais precisos do mundo pelo NIST, órgão de referência na indústria de biometria.

Vinte anos depois de chegar a Campinas, a empresa ainda mantém a sede brasileira numa das principais avenidas que dão acesso à Unicamp, no distrito de Barão Geraldo. A proximidade com o ecossistema da Universidade é estratégica: ajudou na construção de uma base sólida para a empresa, no processo de internacionalização e, mesmo após a expansão para os EUA, Europa e México, o contato com docentes, pesquisadores e alunos da Universidade Estadual de Campinas ajuda a manter a tecnologia da Griaule no estado da arte da identificação biométrica.

“A Unicamp constitui o principal ecossistema de inovação e tecnologia da América Latina, além de ser uma das principais universidades na área de ciências da computação. Essa proximidade com uma instituição de excelência nos permite a contratação de mão de obra de altíssimo nível e colaboração em projetos tecnológicos”, diz João Weber, CEO da Griaule.

Atualmente, a empresa emprega 60 funcionários e atende quatro mil clientes em mais de 70 países. A Griaule fornece soluções que vão desde o combate ao terrorismo, para o Departamento de Defesa dos EUA, até a identificação de usuários de instituições bancárias e registro biométrico de recém-nascidos para evitar potenciais trocas em hospitais. A startup graduada pela Incamp também ajudou a consolidar a maior base biométrica do Brasil, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aumentando a segurança contra fraudes nas eleições

Tecnologia desenvolvida em parceria com a Unicamp

A Griaule mantém sua tecnologia de reconhecimento facial, impressão digital, palmar e de íris atualizada por meio de projetos de cooperação técnica e científica com a Unicamp. Em 2021, a empresa firmou mais um convênio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o Instituto de Computação (IC) em uma nova modalidade, por meio da concessão de bolsas de graduação (iniciação científica), mestrado e doutorado e Pesquisa Estímulo à Inovação aos pesquisadores e docentes da Unicamp, ligados à área de Tecnologia da Informação.

O projeto tem por objetivo estudar e desenvolver técnicas de aquisição, processamento, e análise de imagem para o reconhecimento de pessoas por meio do aprendizado de máquina e o reconhecimento de padrões em diferentes modalidades biométricas, seguindo nove linhas temáticas. Uma dessas linhas pretende, por exemplo, avançar no desenvolvimento da tecnologia de identificação por fragmentos de impressão digital, em outra busca-se a aquisição de sinais biométricos por meio de dispositivos sem contato.

“A Griaule é um caso de sucesso de uma empresa de Tecnologia da Informação que se desenvolveu dentro da nossa incubadora, conquistou o mundo e segue em contato com a Universidade pela excelência dos profissionais que são formados aqui. Essa parceria que se mantém com a Unicamp alimenta o ensino, a pesquisa e a extensão impactando no currículo de nossos alunos e pesquisadores”, comemora a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp.

A coordenação do novo convênio de P&D assinado está sob responsabilidade do docente e pesquisador Alexandre Xavier Falcão do Instituto de Computação (IC) da Unicamp. A parceria tem duração de cinco anos e a quantidade de alunos pode variar ao longo da vigência dos projetos, sendo definida em conjunto entre a empresa e a Universidade.

Sobre a Incamp

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp é um ambiente promovido pela Universidade Estadual de Campinas e gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp que estimula o desenvolvimento de ideias embrionárias e empresas nascentes de base tecnológica.

O Programa de Incubação da Incamp tem duração de 3 anos e segue a metodologia Cerne que oferece uma jornada de capacitação, mentorias e apoio na modelagem de negócios. A Incamp também disponibiliza infraestrutura, com proximidade dos laboratórios, interação com pesquisadores e docentes da Universidade.

Para se incubar na Incamp não é necessário ter vínculo com a Unicamp, apenas que a ideia de negócio ou a empresa seja de base tecnológica. A submissão de projetos acontece em edital público de fluxo contínuo. As propostas são avaliadas semestralmente.

Incubadora da Unicamp abre edital de seleção para startups e empreendedores