Unicamp é parceira do programa Samsung Ocean
Foto de capa: Pedro Amatuzzi

 

A Samsung reforça sua parceria com as Universidades de São Paulo (USP), Estadual do Amazonas (UEA) e Estadual de Campinas (Unicamp) para agir diretamente no desenvolvimento do mercado de startups do Brasil. Estão abertas as inscrições para o Ocean Novos Negócios (ou Ocean N2), programa de pré-aceleração com capacitação em tecnologia e empreendedorismo que selecionará até 20 projetos para receberem atividades online e gratuitas ao longo do ano. As inscrições podem ser feitas até 5 de maio pelo site do Ocean Novos Negócios ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

O Ocean Novos Negócios (Ocean N2), que faz parte do Samsung Ocean, iniciativa de inovação e capacitação tecnológica da Samsung, conta com um critério de seleção para cumprir seu objetivo de desenvolver o mercado tecnológico do país. Serão escolhidas até 10 equipes da região da Amazônia Ocidental (composta por Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e Amapá e até 10 das demais regiões do Brasil. Em 12 de maio, serão anunciados os selecionados para o Bootcamp, um treinamento imersivo à distância, que ocorrerá entre 18 e 20 de maio.

O programa é voltado para startups com grau de maturidade inicial, que terão o apoio direto de mentores das universidades em seu desenvolvimento. Os professores da UEA atenderão diretamente até 10 equipes da região norte como instrutores e mentores, enquanto especialistas da USP e Unicamp estarão em contato com os selecionados de outras regiões do Brasil, mas em uma ação sempre integrada entre as unidades do Ocean nos três locais, proporcionando troca de conhecimento para geração de possíveis negócios entre os participantes.

O foco estará em projetos inovadores para dispositivos móveis, como smartphones, tablets, wearables, entre outros. O programa dará suporte para que as soluções se transformem em produtos e serviços de relevância no mercado. Para isso, serão oferecidos treinamentos, mentorias, capacitações, conexões e redes com foco no aprimoramento dos projetos, desenvolvendo funcionalidades do Mínimo Produto Viável (MVP), promovendo hipóteses que solucionem demandas dos cotidianos de potenciais usuários e clientes, facilitando a entrada das startups nos eventuais mercados de interesse e contribuindo para a criação e estruturação do Modelo de Negócio. Estão programadas mais de 60 horas de atividades online e gratuitas para cada equipe.

“O propósito da Samsung é empoderar as pessoas por meio da tecnologia e o Ocean Novos Negócios (Ocean N2) reforça nosso objetivo com uma proposta que dá oportunidade para que novos talentos sejam inseridos no mercado de forma mais eficiente. Sem contrapartida financeira pela participação no programa, as startups vão aprimorar seus projetos com treinamentos práticos, mentorias e palestras de professores e alunos da UEA, Unicamp e USP, profissionais da Samsung e parceiros, além de receberem capacitação gratuita em disciplinas tecnológicas e de empreendedorismo e manter contato com equipes de todo o Brasil e ecossistemas empreendedores da Samsung e das universidades”, afirma Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Os projetos selecionados que concluírem o Ocean Novos Negócios receberão certificado de participação emitido pelo Samsung Ocean e certificado oficial do curso de atualização emitido por UEA e USP. 

Serviço Ocean Novos Negócios (OCEAN N2)

Inscrições: Abertas até 05/05/2021; podem ser feitas pelo site do Ocean Novos Negócios ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store

Quem pode se inscrever: Startups de três a seis participantes com uma proposta de desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores, preferencialmente relacionados a tecnologias digitais móveis. É importante que os participantes tenham perfil multidisciplinar e que possuam conhecimento e habilidades em Gestão, Inovação, Negócios, Marketing, Desenvolvimento de software e de sistemas e Design.

Investimento: Gratuito

Vagas: Até 10 equipes da região da Amazônia Ocidental (composta por Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e Amapá e até 10 das demais regiões do Brasil

Formato: Online, com certificado de participação emitido pelo Samsung Ocean e certificado oficial de conclusão do curso de atualização emitido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade de São Paulo (USP)

Cronograma:

1ª fase: Inscrições de 14/04/21 a 05/05/21

Anúncio dos projetos escolhidos para o Bootcamp: 12/05/2021

2ª fase: Bootcamp à distância entre 18/05/2021 e 20/05/2021.

Período do programa: 31 de maio a 31 de agosto de 2021.

Atividades online programadas:

- Treinamentos semanais de 1h30 sobre conhecimentos essenciais ao contexto dos novos empreendimentos

- Mentorias especializadas quinzenais, com 2h de duração, para atendimentos individuais para cada equipe, conduzidas por especialistas nas diferentes áreas de atuação, incluindo quatro sessões divididas em Negócios, Tecnologias, Experiência do Usuário e Mercado

- Mentorias coletivas quinzenais, com 2h de duração, realizadas por profissionais do ecossistema empreendedor que apresentarão suas experiências empreendedoras e promoverão debates com participantes do programa.

- Café com Startups, em dinâmicas quinzenais de 2h em que as equipes terão a oportunidade de expandir suas redes de relacionamentos e conexões

Carga Horária prevista: 4h30 semanais, totalizando 63 horas ao longo de 14 semanas.

Sobre o Samsung Ocean

O Samsung Ocean é uma iniciativa da Samsung no Brasil que oferece capacitação tecnológica à comunidade e fomenta a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com instalações modernas, o programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo Samsung Ocean e cerca de 3.900 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *