search
Foto de palestra com convidados de costa, no primeiro plano, e, no plano de fundo a palestrante aponta para o telão com slides. Os participantes estão sentados em cadeiras vermelhas enquanto a palestrante está de pé no centro da imagem. Fim da descrição

Os participantes do evento destacaram a importância da Inova Unicamp na promoção da inovação e do empreendedorismo no ecossistema tecnológico do Parque e conheceram a Autocoat e a Linkages, empresas-filhas em expansão no mercado.

 

Texto e Foto: Letícia Moreira

 

Na última terça-feira (06), ocorreu a visita institucional ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de empreendedorismo e ambientes de inovação da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), conduziu o evento apresentando a estrutura, os projetos e propósitos do Parque e da Inova aos visitantes. 

Em seguida, duas empresas-filhas da Unicamp, a Autocoat e a Linkages, realizaram pitches de apresentação e relataram como sua trajetória junto à Agência e à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) foi fundamental para o sucesso dos seus empreendimentos. O encontro aconteceu no prédio LIB, um dos seis prédios do Parque destinados à instalação de empresas com seus laboratórios de pesquisa e startups.

O Parque, que completa 10 anos de operação neste ano, tem papel fundamental no potencial inovador de Campinas e região. Seu ecossistema conecta as pesquisas e os talentos  da Universidade às empresas e startups, potencializando o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Mariana destacou a primazia da Inova na promoção e estímulo à cultura empreendedora na Unicamp e em Campinas. Também foram expostos os prédios que formam o Parque e as empresas residentes. 

Os visitantes conheceram ainda o HIDS - Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, projeto da Unicamp que reúne esforços para a construção de um distrito inteligente e sustentável, na área onde hoje já está instalada a Inova Unicamp. Após entender as responsabilidades da Agência de Inovação da Unicamp e os processos envolvidos no mapeamento e nas metodologias de patentes e licenciamentos, eles puderam compartilhar impressões e sanar suas dúvidas.

Foto da sala com a palestrante à direita, em pé, olhando para a tela (canto direito) e, à esquerda, a plateia assiste sentada. A foto foi tirada da porta para dentro da sala. Fim da descrição.

Viviane Hamanaka, fundadora e CEO da empresa Autocoat, incubada no Parque, compartilhou a trajetória da empresa que após 3 anos de fundação já vem dando início à expansão para o mercado internacional. A Autocoat é fruto da pesquisa de doutorado de Hamanaka e atua no desenvolvimento de uma tecnologia de filmes finos para a produção de células solares, OLEDs, sensores, materiais avançados e novas formas de administração de fármacos. 

Sobre o programa de incubação da Incamp, Viviane relata: “Se a gente chegou até aqui, é muito por conta do apoio que encontramos na Unicamp. Não há lugar melhor para estar do que em um ambiente de inovação como este”. Mariana complementa que “isso é uma junção das oportunidades disponíveis e da vontade de empreender”. 

Lucas Baldoni, fundador e CEO da Linkages, startup instalada no Parque que atua no mercado de geomarketing, encerrou o evento apresentando como a empresa vem se tornando especialista em mapeamento e análise geo-referenciada com expertise e tecnologia em análises de dados do seu mercado de atuação. Baldoni frisou que “a entrada na Unicamp, a partir do Parque e da Incamp, foi fundamental para a expansão da empresa no mercado”. 

Durante a sessão de perguntas, os visitantes destacaram a importância das redes promovidas e como a visita foi produtiva para a conexão com o ecossistema de inovação tecnológica e para a abertura de relacionamentos estratégicos.