search
Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Adriana Pavanelli

Unir grandes empresas que buscam inovação e startups capazes de prover soluções tecnológicas para demandas da indústria é o principal objetivo do Movimento 100 Open Startups, que selecionou as 100 startups brasileiras mais atraentes para empresas. Neste ranking, figuram as empresas-filhas da Unicamp: a DSPGeo – atualmente incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, a Incamp -, a MaxProtein e a iPlantão – Gestão de equipes em saúde, que, respectivamente, ocupam a 16ª, 32ª e 89ª posições no ranking. Estas startups - que foram selecionadas após etapa de capacitação e apresentação de seus respectivos pitches, em evento ocorrido em Campinas, 12 e 13 de novembro do ano passado - vão participar da 8a Open Innovation Week, um dos principais eventos de inovação aberta do país e que acontece entre 23 e 25 fevereiro, em São Paulo.

  incamp2

Respondendo a demandas do “Desafio Petróleo e Gás”, a empresa DSPGeo desenvolveu um software que torna as imagens do subsolo mais nítidas, possibilitando otimizar da perfuração de poços de petróleo. 

incamp4

Já a MaxProtein, que trabalha na produção de concentrado protéico de origem vegetal para nutrição animal, tem como principal proposta o oferecimento de um farelo alimentício de qualidade e com diferencial tecnológico. A startup participou da categoria “Desafio Aberto”. Na modalidade “Desafio Saúde”, a startup iPlantão – gestão de equipes em saúde expôs aos avaliadores e público presentes o modelo de negócios para o desenvolvido por eles, que visa solucionar o problema de escalas de plantão em equipes médicas.

incamp3

Da regional Campinas, também foram selecionadas as empresas: JáTá Chegando; Educacross; Escola de Inventor; Leva Eu; Matere Educacional; e NEARBEE. Além de Campinas, receberam também etapas regionais, as cidades de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e São José dos Campos.  

Grandes empresas participantes

A Whirlpool, Ci&T, IBM, Telefônica-Vivo, MATERA, 3M, Johnsons & Johnsons, Natura, Kimberly-Clark, Sabesp, Ourofino Saúde Animal, Bayer CropScience, Syngenta, Intel, Shell e Mahle são algumas das empresas que participaram do Movimento, com demandas de soluções nas áreas de Cidades Inovadoras, Saúde e Bem estar, Educação do Futuro, Sociedade da Informação, Indústria do Futuro, Petróleo e Gás, Agronegócios, Energia Elétrica, MPEs, Wearables, além do Desafio Aberto. 

A lista completa das startups selecionadas pode ser visualizada aqui

Para saber mais sobre o Movimento 100 Open Startups, acesse: http://www.openstartups.org.br/