Incamp_marca_140804_cor_vert

 

Texto: Carolina Octaviano

Startups em fase de incubação ou pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) estão em busca de alunos de graduação interessados na submissão de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

O interessado deve se inscrever, após contato com o responsável pela empresa na qual deseja desenvolver projeto, a partir de 1 de abril, pelo site. As inscrições podem ser submetidas até o próximo dia 24 de abril e se dividem em duas etapas: o cadastro inicial do aluno e validação e a finalização da inscrição pelo orientador responsável. Vale lembrar que, além do contato com a empresa, o aluno deve também buscar, antes da inscrição, um docente ou pesquisador na área desejada para orientá-lo na execução do projeto.

Os selecionados poderão atuar com Prova de Conceito, dando continuidade no desenvolvimento da tecnologia ou protótipo de uma patente existente para se tornar mais atrativa para licenciamento. Nesta modalidade, é esperado o avanço dos testes ou ensaios ou desenvolvimento de protótipo para viabilizar a prova de conceito da tecnologia patenteada. Além disso, há a possibilidade de desenvolvimento de projetos de gestão da inovação em startups, com a execução de relatório com descritivo das ações desenvolvidos junto à empresa e o modelo de negócio dela.

Podem participar alunos de qualquer curso de graduação. O projeto prevê a execução e o apoio ao portfólio de empresas incubadas na Incamp, com ênfase em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

 

Confira abaixo a relação e o perfil das empresas que receberão projetos do PIBITI:

DSPGeo 

A DSPGeo provê softwares baseados em inteligência computacional que permitem a melhoria da qualidade de imagens sísmicas utilizadas na descoberta de petróleo e gás.

Contato: nadalin@dspgeo.com

Holi 

A Holi é uma empresa com o propósito de elevar o bem-estar das pessoas através dos alimentos funcionais e programas online que aprimorem a convivência humana e cultive o bem estar promovendo transformações sociais, inspirando pessoas melhores para o mundo.

Contato: maurilio@holi.style

Rubian 

Voltada para a saúde e bem-estar social, a Rubian desenvolve pesquisas de produtos e serviços para a obtenção de extratos vegetais de alta qualidade, utilizando-se de processos inovadores e sustentáveis, como o uso da tecnologia de CO₂ supercrítico.

Contato: eduardo.aledo@rubian.com.br

AiderNano 

A Corporação AiderNano é uma Empresa de Base Tecnológica (EBT), uma NanoFábrica que opera no mercado global de engenharia de materiais e nanotecnologia.

Contato: gisleine.sclavi@aidernano.com.br

CWN

CWN Solutions é uma empresa que desenvolve soluções e produtos inovadores, visando melhorar de forma inteligente as atividades de outras empresas. Utiliza a conexão, via Internet, de sistemas sem fio e serviços, de tal forma a processar e compartilhar dados e tarefas de modo mais global, eficiente e prático.

Contato: george.yoshizawa@gmail.com

WebContent 

Criamos websites no estado da arte e conteúdo de alta qualidade para conquistar clientes, adquirir fãs e ter um lugar de destaque na internet e nas mídias sociais. Além de trabalharmos com empresas e sites pessoais, somos especializados em divulgação científica, ajudando seu laboratório ou grupo de pesquisas a atingir milhares de pessoas e a difundir conhecimento do jeito certo.

Contato: ricado@webcontent.com.br

Wikiped 

O projeto visa desenvolver um portal médico colaborativo que objetiva integrar em um só local a oportunidade de educação médica continuada de qualidade, de forma acessível, ajudando na tomada de decisão diária, e ferramentas para facilitar o dia-dia do médico tais como discussão de casos clínicos, calculadoras médicas, fórum, oferta de emprego, divulgação de cursos e congressos, entre outros.

Contato: ju_girotto@yahoo.com.br

Solpe 

A Solpe é uma empresa de base tecnológica provedora de soluções computacionais e estudos integrados para as atividades de Exploração & Produção de Petróleo e Gás (E&P).

Contato: guilherme.avansi@inreservoirsolutions.com

InovaFi

A Inovafi trabalha com resolução de problemas industriais em diversas áreas, como alimentícia, embalagens e gráfica. Desenvolvemos um sistema de tratamento modular de efluentes gasosos a frio de menor custo de operação e manutenção, baixo consumo de energia que alia eficiência à versatilidade por ser capaz de atender às necessidades particulares de cada empresa, conforme sua demanda.

Contato: paulo@inovafi.com.br

Pangeia Biotech 

O propósito do projeto é desenvolver uma nova metodologia para produção de plantas geneticamente e criar uma empresa que execute todo o serviço de cultura de tecido e de transformação de plantas para terceiros.

Contato: canamilho@yahoo.com.br

GeoCrop 

A empresa desenvolve soluções para monitoramento agrícola através de dados de sensoriamento remoto. Atualmente desenvolve uma plataforma de inteligência para identificação de gargalos no sistema de produção e identificação de perdas do potencial produtivo das culturas de cana, milho, soja e algodão.

Cybox Tecnologia

Na Cybox Tecnologia, desenvolvem-se projetos de robótica móvel, sistemas embarcados, computadores de bordo e rastreadores especiais. O principal produto da empresa Cybox Tecnologia é o AutoDrive: Equipamento Automático de Monitoramento e Inspeção. O AutoDrive é um veículo autônomo, UGV, para vigilância, inspeção e monitoramento de áreas industriais, shoppings, galpões logísticos, estacionamentos e caixas eletrônicos. O equipamento grava e transmite vídeos via WIFI e alarmes via 3G. Executa rondas aleatórias externas e noturnas e permite que os agentes de segurança visualizem a ronda na central de monitoramento local ou remota. Permite também que os alarmes (detecção de movimento, temperatura e CO2) sejam enviados via 3G para central remota ou via SMS/email. A possibilidade de visualização das informações destes sensores via Internet permite a inclusão deste equipamento na área de IoT e Cidades Inteligentes.

Contato: marcel.pinheiro@usp.br

 

- See more at: http://www.inova.unicamp.br/noticia/3883#sthash.HzgNdYNL.dpuf