Foto do prédio Soma ao lado do prédio Núcleo
Texto: Caroline Roxo

Foto de capa: Pedro Amatuzzi

Na última quinta-feira (11), o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp inaugurou mais um de seus novos prédios, o Soma. O espaço é ponto de sinergia entre o mercado empresarial e as tecnologias da Universidade. A cerimônia online, organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, contou com convidados especiais, incluindo Marcelo Knobel, reitor da Unicamp. O vídeo pode ser assistido na íntegra em: https://youtu.be/YvDjdf8BPNg 

Dentro do Soma 

O prédio, fruto de investimentos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), possui 1.044 m² dispostos em três andares e já abriga empresas que fazem pesquisa em parceria com a Unicamp e startups. 

Dois desses andares são ocupados pelo grupo Idea!. Júlio Oliveira, CEO do Grupo Idea! (Idea!, Pi-Tecnologia e BrPhotonics) e vencedor do empreendedor do ano de 2020, esteve presente na cerimônia e falou da atuação do grupo dentro do novo espaço.

“É importante para a nossa estrutura esse posicionamento estratégico que o Parque oferece, onde conseguimos recrutar talentos e estabelecer parcerias”, expõe Oliveira. 

Diletta Solutions é a empresa que preenche o terceiro andar do prédio. Ela ocupava outro local do Parque, mas de acordo com o CEO Michel Cusnir, o desejo de migrar para o Soma se deu pela ampliação do espaço.

“Estar inserido no Parque impulsiona o nosso crescimento, não só pelo apoio oferecido, mas, estar em contato com o ecossistema da universidade e as parcerias são essenciais”, conta Michel Cusnir, CEO da Diletta.

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

O Parque, localizado no campus da Unicamp na cidade de Campinas, dispõe de seis prédios que comportam 35 empresas. No ano de 2020, esses empreendimentos fomentaram 45,4 milhões e geraram 532 empregos diretos.

“O ecossistema do Parque é muito rico, composto pela academia, governo, empresas e sociedade”, diz Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. 

Zanatta Inglez também fez um convite às empresas atraídas em participarem da comunidade: “Estamos com espaços disponíveis dedicados a empresas com convênio de pesquisa com a Unicamp, startups, empresas incubadas, Organizações Governamentais e Terceiro Setor”, afirma.

Interessados em fazer parte da Incamp (Incubadora da Inova Unicamp) podem submeter propostas até o dia 31 de março. O Edital pode ser acessado em: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *