Fundo cinza com padrões e logo colorido da Incamp com seu nome
Por Kátia Kishi

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) está com edital aberto para empreendedores e startups que desejam receber o suporte da Universidade por meio dos programas de incubação oferecidos pela Agência de Inovação da Unicamp.

O edital da Incamp para 2020 prevê apenas duas bancas de avaliação das propostas para 2020, sendo que para a banca do 1º semestre só serão avaliadas as propostas recebidas até o dia 16 de março, sendo possível enviar pelos correios, e-mail ou pessoalmente na sede da Agência de Inovação da Unicamp (no edital, constam os endereços corretos). As propostas que forem recebidas após essa data só serão avaliadas na próxima banca no dia 15 de setembro, portanto, os interessados em se incubar logo devem agilizar o envio da proposta.

Os selecionados no edital da Incamp receberão capacitações em diferentes áreas oferecidas pela Inova Unicamp em parceria o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FEBRAEC (Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento), assim explica Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico da Unicamp e da Incamp.

“Nós temos, ao longo do ano, uma agenda bastante cheia com palestras em parcerias com a FEBRAEC sobre vendas, marketing e gestão, além de um acompanhamento mensal com o SEBRAE e a equipe de empreendedorismo da incubadora. Os incubados também podem se capacitar em outras parcerias e programas que a Inova Unicamp desenvolve durante o processo de incubação e receber o apoio em questões de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, como é o caso das empresas spin-off”, detalha Zanatta sobre os benefícios da incubação na Incamp.

A incubação de empresas com essas capacitações se faz importante no ambiente empreendedor porque, segundo um estudo de 2013 do SEBRAE Nacional, 24,4% das startups fecham com menos de dois anos de existência, sendo que em menos de quatro anos esse percentual pode chegar a 50% de sobrevivência.

O edital completo e os anexos estão disponíveis neste link:

https://www.incamp.unicamp.br/edital/

 

Inscrições e benefícios para finalistas do Desafio Unicamp e Inova Jovem

Para realização da avaliação com a banca especializada, é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 350,00 por proposta inscrita. Deve-se salientar que só serão aceitas propostas que tenham ideia, projeto ou empresa de base tecnológica ou científica.

Como a Inova Unicamp fomenta a educação empreendedora com seus programas gratuitos de capacitação em modelos de negócios, a Agência oferece como benefício para os projetos finalistas das competições Desafio Unicamp e Inova Jovem a isenção da taxa de inscrição para o envio da proposta neste edital da Incamp. As equipes interessadas devem seguir as mesmas datas e modos de envio para avaliação da banca.

 

Entendendo as modalidades de incubação

Dependendo do grau de maturidade dos projetos e negócios submetidos, a banca avaliadora definirá se as propostas aprovadas se encaixam no programa de pré-incubação ou de incubação da Incamp. Essa divisão é benéfica para a pessoa incubada porque oferece o que é necessário para o estágio atual do negócio.

O programa de pré-incubação tem duração máxima de seis meses com o objetivo de apoiar empreendedores com projetos embrionários que necessitam de avaliação técnica e de mercado para transformarem suas ideias de negócios com base tecnológica em uma nova empresa. Ou seja, a pré-incubação é uma fase dedicada para os empreendedores que demandam uma formação inicial, especialmente em gestão de negócios.

Já o programa de incubação tem duração máxima de 36 meses com objetivo de ajudar as startups a se desenvolverem de forma mais ampla, como as capacitações em vendas, marketing e gestão explicadas por Zanatta.

Nas duas vertentes dos programas, também há a modalidade de empresas residentes no prédio da Incamp, que podem usar dos espaços de co-working e escritório, e de empresas não-residentes, havendo uma diferença na mensalidade em cada modalidade. No momento da inscrição, as empresas devem assinalar se desejam se instalar ou não no prédio da incubadora.

Saiba mais e acesse o edital completo em: https://www.incamp.unicamp.br/edital/