Texto e fotos: Daniella Orsi

Colaboradores da Agência de Inovação Inova Unicamp realizaram, na manhã da última segunda-feira, dia 8 de junho, palestra para alunos do primeiro ano do curso de graduação de Comunicação Social, habilitação em Midialogia, da Unicamp. A analista de propriedade intelectual, Soraia Buchignani Calonego, a gerente do parque científico e tecnológico da Unicamp e responsável pela área de empreendedorismo da Inova Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, e o coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Walter Wascheck Neto, estiveram presentes no período de aula da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Midialogia, ministrada pelo professor José Armando Valente. Segundo o docente, a interação e a aproximação entre este Instituto e a Inova é interessante para começar a pensar em como registrar as produções dos alunos.

Durante a primeira parte do evento, Soraia Buchignani Calonego apresentou aos alunos as várias frentes de atuação da Agência, dentre elas, a área de propriedade intelectual, assunto abordado em sua palestra. “O pesquisador nem sempre tem noção do que ele tem mãos e nós auxiliamos na estratégia de proteção da sua produção”, afirma. Para tanto, Soraia contextualizou o termo propriedade intelectual e apresentou quais as produções científicas e tecnológicas que podem ser protegidas, por meio dos pedidos de patente. Ela explicou essa forma de proteção, quais características devem ser satisfeitas para uma patente poder ser depositada e as categorias de invenções.

Soraia foi enfática quanto à importância da objetividade no registro de cada invenção e da realização correta de cada reinvindicação da patente. Por fim, ela apresentou a importância das bases de patentes. “Caso vocês tenham qualquer dúvida relacionada à nossa atuação, podem nos procurar. Estamos à disposição para atender vocês”, finaliza. 

Em seguida, Mariana Zanatta, que falou sobre o desafio de transformar ideias em inovações e leva-las ao mercado, fez uma apresentação sobre as iniciativas de empreendedorismo da Inova. “A ideia é mostrar um pouco com o que vocês podem trabalhar, além das patentes”, disse.

Mariana apontou as ações voltadas ao empreendedorismo, que são acessíveis aos alunos da universidade, entre eles a disciplina Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo, o Desafio Unicamp, o Inova Jovem e a Software Experience, além de falar sobre a revista eletrônica Inovação, a parceria com a Redemprendia e o grupo Unicamp Ventures - rede de ex-alunos empreendedores da Unicamp. Ela também citou casos bem sucedidos de empresas filhas da Unicamp, ressaltando alguns cases relacionados ao Instituto de Artes. Durante a apresentação de Mariana, Walter Wascheck Neto apresentou a Incamp e as iniciativas apresentadas por ela.