O comércio de rua cresceu 97% nos últimos quatro anos em Campinas (SP), de acordo com um levantamento feito pela Linkages, empresa-filha da Unicamp, instalada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade. Segundo o balanço, em 2018 a metrópole tinha 59,1 mil lojas, enquanto que, no ano passado, 117,1 mil comércios foram registrados.
A pesquisa ainda mostra um mapeamento de quais são as regiões da cidade com maior concentração de lojas. O Centro reúne 56% dos estabelecimentos, seguido dos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio, com 32% do total, e os distritos de Ouro Verde e Campo Grande, que têm 12,5% dos comércios.
De acordo com o pesquisador da Linkages, a pandemia da Covid-19 possibilitou a criação de muitas lojas, o que causou o aumento expressivo, já que muitas pessoas precisara empreender porque perderam os empregos.
"Alguns micromepreendedores que foram demitidos e abriram o próprio negócio hoje estão tomando a decisão de continuar com o próprio negócio ou prestar o serviço direto no escritório do cliente. A localização importa para saber se vale a pena estar perto dele ou não", explicou Lucas Baldoni, ex-aluno da Unicamp.
Matéria original publicada em G1 Campinas.
Assista a reportagem completa divulgada no Jornal da EPTV.