Fotografia do Prédio Soma

Com área de 1000m², prédio será em breve ocupado por três empresas da área da tecnologia que usarão o espaço para desenvolvimento de tecnologias e expansão de parcerias

Texto: Thais Oliveira
Foto: Pedro Amatuzzi

No mês de outubro, a Inova Unicamp inaugura mais um espaço no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, o Prédio Soma. Construído com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Soma possui 1000m² dispostos em três andares e será ocupado por empresas que fazem pesquisa em parceria com a Unicamp e startups.

“A inauguração do Soma é uma grande conquista porque temos uma alta demanda em infraestrutura no Parque, isso porque muitas empresas desejam se instalar na Unicamp. Devido às vantagens que o Parque oferece, proximidade dos laboratórios, mão de obra especializada, a quantidade de prédios que tivéssemos seria igual a quantidade de vagas que estariam preenchidas”, apontou Eduardo Gurgel, Diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Dos três andares do espaço, dois serão ocupados por empresas do mesmo grupo: Pi-Tecnologia e a Idea!, que já possui um polo no prédio do Núcleo. De acordo com Julio Oliveira, CEO da Idea! e co-fundador da Pi-Tecnologia, a motivação é ampliar a sinergia entre as empresas, que com o compartilhamento da infraestrutura serão capazes de aumentar a produtividade e capacidade de soluções. Também comentou que a ideia é estreitar ainda mais as parcerias com empresas localizadas no Parque e com a própria Unicamp:

“Nosso grupo enxerga a proximidade com os cursos e com os institutos como algo muito vantajoso. A Unicamp é recheada de talentos engajados, motivados por desafios, com visão de negócio e pessoas com vontade de fazer a diferença. Estar dentro da Universidade facilita o acesso aos alunos, além de promover um ambiente onde os colaboradores gostam de trabalhar”, comentou o CEO.

A Diletta Solutions é a terceira empresa que ocupará o prédio, uma startup que trabalha com o desenvolvimento de soluções na área de tecnologia e que até então é instalada em outro prédio do Parque, o Vértice. Michel Cusnir, o CEO, comentou que a mudança se deve ao crescimento da empresa:

“Quando mudamos para o Vértice, trabalhávamos em sete pessoas e tínhamos apenas um cliente. Hoje, temos 30 colaboradores e atendemos mais de 15 clientes. Com o novo espaço poderemos crescer com mais tranquilidade, em um espaço melhor adaptado para recebermos as startups que apoiamos”, explicou Cusnir.

Sobre o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

Localizado no campus da Unicamp na cidade de Campinas, o Parque dispõe de um ecossistema de mais de 100 mil m2 urbanizados especializado na transferência do conhecimento e da inovação. Atualmente, ele é composto por seis prédios que abrigam 32 empresas, entre elas empresas incubadas na Incamp, startups e laboratórios de P&D de grandes corporações que, juntas, geram 440 empregos diretos. Os ambientes do Parque possibilitam a sinergia entre o ambiente acadêmico da Unicamp e o mercado, gerando conhecimento aplicado a práticas emergentes de tecnologia em diversos segmentos de atuação como agricultura, educação, tecnologia da informação e outros.