Ex-alunos da Unicamp são responsáveis pelo desenvolvimento de reatores de biodiesel de alto rendimento

Por Marina Moura.

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp - gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp - é um ecossistema especializado na transferência de conhecimento e inovação. O Parque engloba ambientes como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e o Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB), que permitem que alunos e pesquisadores trabalhem em conjunto com empresas incubadas, startups e laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Incubada na Incamp desde agosto de 2020, a KIONOVA é uma empresa  que desenvolve reatores de biodiesel de alto rendimento. A startup foi fundada em 2019 por dois ex-alunos da Unicamp: Felipe Cruz, graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), e Luisa Fernanda Ríos Pinto, mestra e doutora pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e pesquisadora colaboradora na Universidade.

Atualmente, os empreendedores estão trabalhando na retomada da prototipação das unidades transportáveis de produção de biodiesel, solução que utiliza fenômenos de cavitação e craqueamento de alta eficiência e baixo custo energético para alcançar um produto com alto nível de pureza independente das matérias-primas utilizadas. 

A infraestrutura disponível no Parque será muito importante para a testagem, o aprimoramento e a aplicabilidade da solução da KIONOVA. É isso que afirma a sócia- fundadora Luisa Fernanda Ríos Pinto, que complementa: “Além disso, esperamos estreitar nosso contato com pesquisadores das unidades de ensino da Unicamp e com potenciais investidores”.

Além da KIONOVA, também foram recém-incubadas na Incamp as empresas FemtoPeta Technology, EApproachS, Kalamazoo Natural Solutions e Reuse. Para conhecer cada uma das novas incubadas e os empreendedores responsáveis pelas startups, confira as matérias que foram publicadas no site do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e acompanhe a Agência de Inovação Inova Unicamp nas redes sociais. 

 

Conheça as incubadas: https://parque.inova.unicamp.br/comunidade/

Confira os ambientes disponíveis no Parque: https://parque.inova.unicamp.br/salas/

Conheça o processo de incubação na Incamp: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/incubadas/